OpiniãoPolítica

Josias: 'Vaias em evento com prefeitos mostram o dilema de Lula'

As vaias ocorridas em encontro nacional com prefeitos, realizado na manhã de hoje em Brasília, revelam o dilema no qual vive o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atualmente, observou o colunista Josias de Souza no UOL News, do Canal UOL.

Nós estamos falando de um encontro que reúne prefeitos, vices e vereadores do Brasil inteiro. E na eleição municipal do ano passado prevaleceram, com muita folga, os candidatos de partidos do centrão. Isso mostra o dilema de Lula. É gente majoritariamente do centrão. Então é natural que vaiem o Lula. Josias de Souza, colunista do UOL

Lula foi vaiado em pelos menos três momentos do evento: primeiro, ao ser anunciado para entrar no palco e, depois, ao ser chamado para falar ao público presente. As manifestações negativas voltaram ao final do discurso, enquanto agradecia, com pequenas manifestações durante a fala. O petista já havia sido vaiado no ano passado. Também houve aplausos, mas as vaias foram preponderantes.

Em 2024, o PSD e o MDB —siglas que fazem parte do chamado centrão— saíram das eleições municipais como os maiores partidos nacionais: ambos passaram a governar cidades que somavam cerca de 37 milhões de habitantes para cada um. Boa parte dos prefeitos ligados a partidos do centrão esteve no encontro de hoje com Lula.

Ao Canal UOL, o colunista Leonardo Sakamoto concordou com as palavras de Josias e afirmou que é preciso saber quem foi que vaiou o petista e qual é o seu momento político.

O ex-presidente Jair Bolsonaro, em um encontro com vereadores, também foi vaiado e, na ocasião, em 2022, gritaram o nome de Lula. Mas, como disse o Josias, é preciso analisar quem foi quem vaiou, quem são os prefeitos, qual é o momento político, que está caindo na conta do governo, que é a moralização das emendas.

O governo Lula tem sido culpado pelos prefeitos e vereadores por conta de o Flávio Dino, no STF, estar impondo limites e transparência para o pagamento de emendas. Isso acaba caindo, negativamente, na conta do Lula. Josias de Souza, colunista do UOL

Briga entre Câmara e STF irrita prefeitos, que miram Lula

Em 2024, além de suspender o pagamento, o ministro também pediu que a PF (Polícia Federal) abra um inquérito para apurar a liberação dessa modalidade de emendas e a suposta manobra de Arthur Lira (Progressistas), então presidente da Câmara dos Deputados. A decisão de Dino foi uma resposta ao pedido do PSOL e outras entidades.

Continua após a publicidade

A sigla apontou irregularidades na destinação de R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão que teriam acontecido sem transparência. A legenda questionou no STF o ofício que autorizou o repasse dos recursos apenas com a assinatura de 17 líderes partidários. Dino deu cinco dias de prazo para a Câmara dar transparência às emendas.

Esse vaivém de decisões do STF contra as emendas parlamentares tem irritado prefeitos, que passaram a mirar o governo Lula.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Veja a íntegra do programa:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.