OpiniãoPolítica

Carla: Bolsonaro diz não querer lacrar, mas quer capitalizar com depoimento

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu por tentativa de golpe de Estado, pode até não querer "lacrar", mas quer "capitalizar" com seu depoimento ao STF (Supremo Tribunal Federal), previsto para a semana que vem, disse a colunista Carla Araújo no UOL News, do Canal UOL.

O Bolsonaro pode dizer que não quer lacrar, mas que quer capitalizar com o que ele falar durante o depoimento, não tenho a menor dúvida. Carla Araújo, colunista do UOL

Mais cedo, durante evento do PL Mulher, em Brasília, Bolsonaro convocou apoiadores para acompanharem seu depoimento, que será transmitido ao vivo. O ex-presidente garantiu ainda que não pensa em "lacrar" nem desafiar quem quer que seja.

O STF irá interrogar os réus na próxima semana, entre eles, Bolsonaro. Ele deve ser o sexto a ser ouvido. Na segunda, começa com o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e delator no processo. Os demais vão por ordem alfabética.

A gente já conhece, e não é de hoje, essa 'tropa dos recortes' na internet. A gente fala muito que a direita tem uma eficiência maior que a esquerda nesse quesito. O ex-presidente já está acostumado a dar entrevistas. E ele tem uma equipe já acostumada a fazer recortes.

Ele diz que não quer lacrar, porque, claro, ele está sendo orientado pelos advogados, mas o Bolsonaro está preparado para responder, no mínimo, com frases que permitam recortes nas redes. Carla Araújo, colunista do UOL

Sanches: Lula envia recado a Trump ao dizer que 'mundo não quer xerifes'

No UOL News, a colunista Mariana Sanches afirmou que o presidente Lula (PT) enviou recado claro ao presidente americano, Donald Trump, ao dizer, em discurso, que o mundo não precisa de xerifes.

Ele mandou recado claro para Donald Trump dizendo que o mundo não precisa de ninguém que atrapalhe um comércio que está funcionando e que ninguém pode dizer como um país deve funcionar. Uma clara referência ao caso do ministro Alexandre de Moraes. Mariana Sanches, colunista do UOL

Continua após a publicidade

Hoje, ao discursar no Fórum Econômico Brasil-França, Lula afirmou que o mundo "não tem dono" e "não precisa de xerife", apontando que cada país é "soberano" para determinar o seu próprio rumo. Ele disse ainda que não deseja ver uma nova Guerra Fria entre Estados Unidos e China, defendendo que o Brasil possa fazer negócios tanto com um quanto com o outro.

Em maio, o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que o ministro do STF pode sofrer sanções nos EUA. Foi a primeira vez que o governo Trump citou uma possível punição contra Moraes.

O descontentamento com decisões do ministro (principalmente contra políticos e bolsonaristas) motivou apelos por sanções internacionais nos EUA, com base em uma lei americana. A Lei Magnitsky ganhou destaque no debate público após ser apontada por críticos de Alexandre de Moraes como possível base legal para sanções contra o ministro nos EUA.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Continua após a publicidade

Veja a íntegra do programa:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.