Autoridades brasileiras saem de Israel em direção a Jordânia nesta segunda

Ler resumo da notícia
Comitiva com autoridades brasileiras —incluindo prefeitos, secretários e parlamentares— será transferida de Israel para a Jordânia nesta segunda-feira.
O que aconteceu
O transporte foi organizado após três dias de espaço aéreo fechado em Israel. O acordo para transporte para a comitiva de autoridades brasileiras que estão em Israel foi firmado neste domingo, segundo o senador Carlos Viana (Podemos-MG). Participaram também das negociações o Ministério das Relações Exteriores e a Embaixada de Israel em Brasília.
O governo da Jordânia já disponibilizou segurança para recebê-los na fronteira, caso Israel autorize a viagem por terra com segurança.
Gleisi Hoffmann, ministra de Relações Institucionais do Brasil
Comitiva sai por terra de Israel até a Jordânia, onde será resgatada pela FAB. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, entrou em contato com o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), neste domingo para comunicar a interlocução com o governo jordaniano.

FAB está "de prontidão" para fazer o resgate. As autoridades brasileiras estavam em Israel para um evento sobre segurança quando foram surpreendidas pelo fechamento do espaço aéreo. O grupo precisou se salvaguardar em abrigos subterrâneos e nas instalações da universidade Beit Berl College, na cidade de Kfar Saba.
Tensão entre Israel e Irã
Novos bombardeios aconteceram neste domingo. Israel bombardeou Teerã, capital do Irã, e também anunciou ataques a dezenas de instalações de mísseis no oeste do país. "A força aérea lançou uma onda de bombardeios contra dezenas de alvos de mísseis terra-terra no oeste do Irã", afirmou o Exército em um comunicado.


O exército israelense anunciou que de mísseis disparados pelo Irã foram interceptados. Sirenes de alerta de ataque aéreo soaram neste no norte, centro e em parte do sul de Israel.
Outros ataques já haviam ocorrido na madrugada. Jatos israelenses bombardearam Teerã e atingiram reservatórios de combustível. Já o Irã lançou mísseis balísticos contra Israel, alguns dos quais conseguiram escapar das defesas aéreas israelenses.
Chegou a 224 o total de mortos no Irã e a 14 as vítimas em Israel. A guerra começou na última sexta-feira (13), quando Israel atacou o país, e continua neste domingo, com ataques em Teerã, Jerusalém e Tel-Aviv.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.