Toffoli determina posse de prefeito para 'terceiro mandato' seguido no RJ

O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou a posse e diplomação do prefeito de Itaguaí (RJ), Rubem Vieira (Podemos), em uma espécie de "terceiro mandato" consecutivo.

O que aconteceu

Vieira assumiu a prefeitura de julho a dezembro de 2020, quando era presidente da Câmara Municipal. Na época, ele assumiu de forma interina após Carlo Bussato Júnior e seu vice, Abeilard Goulart, perderam seus mandatos após sofrerem impeachment.

Nas eleições municipais do mesmo ano, ele concorreu e foi eleito prefeito. Já em 2024, ele concorreu à reeleição e venceu novamente, com 39,46% dos votos.

TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) havia vetado candidatura de Vieira. O tribunal entendeu que se configuraria uma tentativa de exercer o terceiro mandato, o que está em desacordo com a Constituição.

Candidato recorreu ao TSE após revés. Em 2 de novembro de 2024, o ministro André Mendonça negou o recurso individualmente. Vieira recorreu, então, ao Plenário.

Reeleito, Vieira pediu "efeito suspensivo" para sua diplomação e posse no cargo de prefeito. Ele entrou com ação no Supremo após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) suspender o julgamento do caso em razão de um pedido de vista do ministro Nunes Marques.

Quando assumiu em 2020, Vieira alega que seguiu o que a lei impôs. Segundo ele, o mandato foi eventual e obrigatório.

Dias Toffoli argumenta que a indefinição traz riscos para a "soberania popular". "Situação essa que, se mantida indefinidamente, configura quadro de instabilidade institucional e de insegurança jurídica com inegáveis prejuízos à necessária continuidade na prestação de serviços públicos aos cidadãos do município."

Contudo, o ministro deixa claro que a decisão tem validade só até o julgamento do TSE ser concluído. "Defiro a tutela de urgência, para determinar a diplomação e posse do requerente [Rubem Vieira] no cargo de Prefeito do Município de Itaguaí/RJ, cargo para o qual fora eleito nas eleições de 2024."

Continua após a publicidade

Administração interina desde 1º de janeiro de 2025. Itaguaí está sendo administrada interinamente por Haroldo Rodrigues Jesus Neto, o Haroldinho Jesus (PDT), presidente da Câmara Municipal.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.