Anielle aceita exoneração de secretária em meio a dança das cadeiras no MIR

O Ministério da Igualdade Racial, comandado por Anielle Franco, exonerou Roberta Eugênio, secretária-executiva da pasta, o segundo cargo mais importante, abaixo apenas da ministra.

O que aconteceu

Roberta pediu para deixar o cargo. A exoneração ainda não foi publicada no DOU (Diário Oficial da União). Ainda não foi definido o nome escolhido para substituir Roberta Eugênio.

Roberta Eugênio é pesquisadora do Instituto Alziras
Roberta Eugênio é pesquisadora do Instituto Alziras Imagem: Reprodução

Exoneração estava sendo negociada há meses, segundo ministério. "A secretária-executiva do MIR, Roberta Eugênio, comunicou há meses seu desejo de deixar o ministério por questões de ordem pessoal e familiar, e desde então começaram os processos internos de transição", explicou o ministério, em nota.

A decisão ocorre em meio a uma série de mudanças na estrutura do ministério. O ministério revê o Plano Juventude Negra Viva, principal projeto de Anielle, que custa ao menos R$ 700 milhões.

Baixa em especialistas em relações raciais e de gênero. Roberta é formada em direito pela Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e tem pós-graduações nas áreas de teorias jurídicas, relações raciais e de gênero. Por mais de dez anos a secretária teve pesquisas relacionadas à igualdade racial no Instituto Alziras e na Federal do Rio de Janeiro.

A ministra Anielle Franco entendeu a importância do movimento pessoal de Roberta e recebeu a notícia com tranquilidade e votos de sucesso na nova jornada. A relação de amizade e de parceria política seguirá ativa. A continuidade das políticas e da gestão interna do ministério igualmente está assegurada a partir da qualificada transição realizada nos últimos meses. O nome da futura secretária-executiva será anunciado em breve.
Ministério da Igualdade Racial, em nota

Igualdade Racial soma exonerações desde 2024

Antes de Roberta, o diretor de Políticas de Combate e Superação do Racismo, Luiz Paulo Bastos, foi exonerado em março. Na mesma semana, a então secretária de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, Márcia Lima, pediu para deixar o cargo, incomodada com decisões na gestão de Anielle.

Continua após a publicidade

Exoneração de Bastos surpreendeu integrantes do ministério. A ministra não comunicou diretamente o diretor para solicitar a entrega do cargo. A motivação para a troca não foi explicitada por Anielle, nem mesmo para colaboradores próximos. O UOL apurou que no entorno da ministra a decisão foi interpretada como uma movimentação de cunho político.

Yuri Silva, ex-secretário do Ministério da Igualdade Racial
Yuri Silva, ex-secretário do Ministério da Igualdade Racial Imagem: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Em outubro do ano passado, Yuri Silva, um dos autores do Plano Juventude Negra Viva, também foi exonerado após escândalo envolvendo o ex-ministro Silvio Almeida. Dos oito representantes do ministério que atuaram na idealização do plano, menos da metade continua trabalhando.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.