Tarcísio ganha palco em Marcha para Jesus e torna banda gospel patrimônio

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou hoje, durante a Marcha para Jesus, que sancionou uma lei para tornar a banda Renascer Praise patrimônio cultural imaterial do estado.

O que aconteceu

Tarcísio apresentou à multidão placas para fazer o anúncio sobre o grupo gospel. "Tem duas placas que eu queria deixar com vocês. A primeira que torna a Marcha para Jesus patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo. A outra que torna o Renascer Praise patrimônio cultural imaterial do estado", anunciou o governador, em meio a aplausos. Desde 2023, o evento é considerado patrimônio cultural imaterial do estado.

"Viva a cultura gospel, viva a Marcha para Jesus, viva a Renascer Praise, viva São Paulo", discursou o governador. Mais cedo, ele cantou louvor em cima do trio elétrico, no centro da capital paulista.

Tarcísio exibiu a bandeira de Israel, que tem o judaísmo como religião oficial do Estado. Ao seu lado estava o presidente da Confederação Israelita Brasileira, Cláudio Lottenberg. Israel atualmente está em guerra com o Irã e em Gaza.

Governador Tarcísio de Freitas sancionou lei para tornar a banda Renascer Praise patrimônio cultural imaterial do estado de São Paulo durante o ato
Governador Tarcísio de Freitas sancionou lei para tornar a banda Renascer Praise patrimônio cultural imaterial do estado de São Paulo durante o ato Imagem: Reprodução

Além do governador, prefeito Ricardo Nunes (MDB) marcou presença no evento tradicional organizado pelo apóstolo Estevam Hernandez. Em cima do trio, ele afirmou: "A sensação é que estamos contendo uma chuva muito forte, mas não é de água, não, é de bênçãos".

Ministro do STF André Mendonça, que é pastor da Igreja Presbiteriana, também participou. Estiveram presentes ainda o presidente da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), André do Prado, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), e o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab (PSD), todos com a camiseta oficial do evento.

Marcha para Jesus reúne milhares de evangélicos na capital. A caminhada iniciada na Praça da Luz, no centro, seguiu até a Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, na zona norte da cidade, onde ocorre uma série de apresentações de música gospel.

Título de Patrimônio Cultural Imaterial em São Paulo está associado à "preservação de identidade paulista marcada pela diversidade cultural", diz governo paulista. Segundo o portal do Patrimônio Imaterial estadual "são objeto desta política cultural as diversas formas de expressão, dos modos de criar, fazer e viver, bem como os conhecimentos e técnicas que sejam portadoras de referências à identidade paulista, caracterizada pela pluralidade".

Continua após a publicidade
Governador de SP, Tarcísio de Freitas, com a bandeira de Israel na Marcha para Jesus
Governador de SP, Tarcísio de Freitas, com a bandeira de Israel na Marcha para Jesus Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Data deste ano coincide com o aniversário do governador, que completa 50 anos hoje. Ele ouviu um coro de parabéns dos participantes de cima do trio elétrico, puxado pela bispa Sonia Hernandes. A agenda de Tarcísio na Marcha está prevista para ocorrer das 9h40 às 15 horas, com participação ao longo do trajeto e na concentração final.

Bispo Estevam Hernandes puxou oração para governador e prefeito. Políticos que já participaram das edições anteriores do evento marcam presença desde cedo acompanhados de suas esposas. Estevam pediu uma oração "pelas autoridades deste país".

Lottenberg exaltou marcha e mencionou Israel em entrevista para a Rede Gospel. Ele falou com rede oficial que está transmitindo a marcha e declarou que Israel "luta contra o terrorismo".

Esse povo que tá aqui tá emocionando. Essa identidade com Israel, o Estado que é referência, que luta por todos nós. Esse Estado que luta pela sobrevivência, que luta contra o terrorismo. Nós, judeus, estamos muito emocionados de estar aqui mais desse ano, por viver, vibrar e apoiar. E viva Israel!
Claudio Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil durante a Marcha para Jesus

Público manifestou apoio a Israel. Em meio à recente escalada de tensão com o Irã e aos ataques do país à Palestina e ao Hamas, participantes da Marcha erguem bandeiras de Israel e entoam hinos religiosos ao som dos trios elétricos. O UOL apurou que bandeiras estavam sendo distribuídas mais cedo na estação de metrô Tiradentes.

Continua após a publicidade

Presidente da Frente Parlamentar Evangélica também puxou oração por Israel. Deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP) foi chamado ao palco do evento pelo apóstolo Estevam Hernandes e pediu a oração para que Deus "socorra" Israel.

*Com Estadão Conteúdo.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • A lei que tornou a Marcha para Jesus patrimônio cultural em SP foi sancionada em 2023, diferentemente do que informou esta reportagem e a home page do UOL. Hoje o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou que o grupo musical Renascer Praise também se tornou patrimônio cultural.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.