Josias: Brasil cutuca Milei sem empurrá-lo para fora do Mercosul
Ler resumo da notícia
O Brasil estabelece uma distinção clara com Javier Milei na presidência do Mercosul, mas sem provocar o presidente argentino a ponto de estimulá-lo a deixar o bloco econômico, afirmou o colunista Josias de Souza na edição de hoje do UOL News.
Hoje, em Buenos Aires, Lula recebeu de Milei a presidência temporária do Mercosul pelos próximos seis meses. Esta é a primeira viagem do petista à Argentina desde que Milei se trnou presidente do país.
O principal interesse do Brasil hoje é cutucar Milei sem empurrá-lo para fora do bloco. Não interessa ao país esvaziar o Mercosul. Milei passou a campanha inteira dele dizendo que tiraria a Argentina do bloco. Ele refluiu depois e manteve o país, porque viu que interessa à economia argentina essa parceria com as nações do bloco do ponto de vista econômico.
O Brasil quer cutucar Milei e mostrar distinção. Lula está fazendo um discurso com essa intenção ao dizer que o país fará algo muito diferente desses seis meses que representaram a presidência da Argentina no Mercosul. Josias de Souza, colunista do UOL
Josias ressaltou que Lula deixou claro seu interesse em retomar questões deixadas de lado durante o período no qual Milei liderou o Mercosul.
Destaca-se o interesse do Lula em estabelecer uma distinção entre a presidência dele no Mercosul e a que Milei exerceu nos últimos seis meses.
No período em que Milei esteve à frente do Mercosul, estabeleceu-se uma curiosa separação no bloco. A Argentina se aproximou muito do Paraguai, que hoje tem um regime conservador. Do outro lado, ficaram os demais membros do bloco: Brasil, Uruguai e a recém-chegada Bolívia.
Durante esses seis meses da gestão do Milei, a Argentina anestesiou todos os temas que não são caros a ele: clima, política social, meio ambiente, discussões de gênero e direitos humanos. Tudo isso ficou em segundo plano. Milei privilegiou a discussão sobre economia e segurança. Só que a cabeça dele para segurança é como El Salvador. Não é o modelo preconizado por Lula.
Lula realçou que voltará a fazer encontros sindicais, destacou a política social, que Milei está desprezando na Argentina, e voltou a colocar o meio ambiente em primeiro plano. Ele está estabelecendo um divisor entre a presidência do Milei e a que o Brasil passará a exercer. Josias de Souza, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.