Prêmio UOL de Conteúdo

Confira os trabalhos finalistas e vencedores da segunda edição

Do UOL em São Paulo Keiny Andrade/UOL

O melhor conteúdo

Em sua segunda edição, o Prêmio UOL de Conteúdo celebra a excelência em produção de conteúdo, relevância editorial e presença em diversos segmentos. Com mais de 350 profissionais contratados, 200 blogueiros e colunistas, e centenas de colaboradores que entregam jornalismo plural e responsável para mais de 6 milhões de usuários que acessam os canais do UOL diariamente.

Exatos 208 trabalhos publicados em 2019 foram inscritos e submetidos ao júri externo. Formado por Angela Pimenta (Projor), Beth Saad (USP), Caio Túlio Costa (Torabit), Cris Bartis (Mamilos Podcast), Fernanda Campagnucci (Open Knowledge Brasil), Gilberto Dimenstein (Catraca Livre), Juliana Vicente (Preta Portê Filmes), Marcelo Rech (ANJ), Eco Moliterno (Accenture Interactive), Pablo Ortellado (USP) Ricardo Kotscho, (Jornalistas pela Democracia) e Thiago Pasqualotto (DM9DDB) cada obra foi analisada pelos critérios de investigação, apuração, relevância, ineditismo, inovação e impacto social.

Os melhores formam o grupo de 15 finalistas, divididos em 5 categorias: Melhor Conteúdo, Melhor História, Investigação Jornalística, Narrativa Original e Uso Inovador de Tecnologias.

O prêmio ainda destaca a paixão, a competência e a seriedade com dos profissionais do UOL durante o ano anterior através de diversas iniciativas lançadas na frente de conteúdo. A criação de MOV, produtora e distribuidora de vídeo do UOL, responsável por documentários de impacto, como Dráuzio em Campo e Primeiro Cartel da Capital (PCC) e programas como Poucas com Cauê Moura e Baixaria com Dora Figueiredo. O período foi marcado também pelo lançamento de ECOA, a plataforma UOL por um mundo melhor; START, o canal dedicado a games e e-sports; TILT a nova plataforma de conteúdo de tecnologia; "Porque meu Corpo te Incomoda" manifesto de Universa, as séries de reportagens Minha História e Vozes do Tatame de UOL Esporte; além da produção de podcasts (Posse de Bola, Ficha Criminal, UOL VÊ TV e Sexoterapia); e boletins para Google Assistant e Alexa.

Grande Prêmio UOL

MOV - Primeiro Cartel da Capital

O Grande Prêmio UOL é a categoria especial que reconhece o conteúdo de maior destaque em 2019. O trabalho vencedor resume, de forma objetiva, e universal todas as qualidades do melhor conteúdo UOL, independente do formato ou plataforma.

Produzido por MOV em seu selo MOV.doc, Primeiro Cartel da Capital é uma série de quatro episódios que investiga como um grupo de oito presos se tornou a maior facção criminosa do país. Com um trabalho primoroso de investigação jornalística, arte, roteiro e direção, a série consolida o UOL também como uma plataforma de produções documentais.

"Além do trabalho investigativo irretocável, possui ainda uma narrativa extremamente fluida, que desperta a vontade imediata de assistir aos próximos episódios. Não deixa nada a desejar à Netflix, Amazon e outros players de streaming globais."

Eco Moliterno - Accenture Interactive
Jurado convidado do Prêmio UOL de Conteúdo

Ler mais

Melhor Conteúdo

UNIVERSA - Domingo é dia de visita

A reportagem especial de UNIVERSA parte das memórias da repórter Natália Eiras que, aos 9 anos, acompanhava sua mãe em visitas a seu irmão em instituições como a Fundação Casa e presídios. Para construir o relato sobre a rotina de vergonha que mães de detentos enfrentam, entrevistou diversas mulheres que contam a jornada de cada uma.

"Texto e imagens passam a emoção com muita delicadeza sem cair na pieguice, apenas narrando o que a repórter viu e ouviu. É a boa e velha reportagem contanto histórias reais em branco e preto."

Ricardo Kotscho - Jornalistas pela Democracia
Jurado convidado do Prêmio UOL de Conteúdo

Ler mais

Melhor Conteúdo

Finalistas

Arte/UOL

Primeiro Cartel da Capital

Documentário de MOV

Ler mais
Lucas Lima/UOL

Série "Minha História"

Série de reportagens de UOL Esporte

Ler mais
Lucas Lima

Melhor História

UOL Notícias - Navegando pela dor

A equipe de reportagem de UOL Notícias deu rosto a personagens que seriam apenas números de um problema regional grave, que geralmente é ignorado nos grandes centros.

"É um tema totalmente ignorado pela mídia. Daí sua força e ineditismo. A narrativa está impecável. As personagens são de uma força extraordinária"

Gilberto Dimenstein - Catraca Livre
Jurado convidado do Prêmio UOL de Conteúdo

Ler mais

Melhor História

Finalistas

Jessé Giotti

De menina, de menino

Reportagem especial de UNIVERSA

Ler mais
Lucas Lima

Vozes do Tatame

Série de reportagens especiais de UOL Esporte

Ler mais
Reprodução/Instagram

Investigação Jornalística

UOL Notícias - Cobertura do Caso Marielle Franco

O UOL esteve à frente na cobertura do Caso Marielle, incluindo na comparação os veículos do Rio de Janeiro. Divulgou em primeira mão os principais lances da investigação, dissecou os personagens mais importantes da trama da trama e apontou as falhas do poder público no caso.

"Pela cobertura persistente e rigorosa, a dupla de repórteres de UOL Notícias revelou informações importantes sobre os suspeitos do crime e possíveis motivações relacionadas à atuação ilícita e opressora de milícias em favelas cariocas."

Angela Pimenta - Projor
Jurada convidada do Prêmio UOL de Conteúdo

Ler mais

Investigação Jornalística

Finalistas

Fernando Frazão/Agência Brasil

Lava Jato usou provas ilegais do exterior para prender futuros delatores

Reportagem de UOL Notícias

Ler mais
Arte/UOL

Nas mãos da máfia

Reportagem especial de TAB

Ler mais
Arte/UOL

Narrativa Original

TAB - A cultura do brasileiro

A primeira edição de TAB Explica traz uma das mais completas análises do comportamento cultural do brasileiro em formato de vídeo, com resultados de uma pesquisa exclusiva que ouviu mais de 10 mil pessoas, sem entediar os interlocutores com uma sucessão de números. O roteiro, entremeado por dados e entrevistas com personagens que comprovam os achados, é ricamente ilustrado por animações em formato de colagem e por música.

"Conseguiram resumir um tema pouco atraente para a grande massa em um vídeo ágil, informativo e popular. Não existe tema ruim, existem formas diferentes de se abordar um mesmo assunto."

Thiago Pasqualotto - DM9DDB
Jurado convidado do Prêmio UOL de Conteúdo

Ler mais

Narrativa Original

Finalistas

LUCIOLA VILLELA/UOL

Cobertura do Rock in Rio

Ação de Redes sociais

Ler mais
Icaro Yuji/UOL

Acerto de Contas

Reportagem especial de UOL Entretê

Ler mais
Estúdio Rebimboca/UOL

Uso Inovador de Tecnologia

P&D - Transcrição automática de áudio e vídeo pelo Publicador UOL

Ferramenta criada para transcrever automaticamente arquivos de áudio e vídeo. O principal objetivo da ação é aumentar a produtividade do processo jornalístico. Antes da ferramenta, jornalistas despediam tempo considerável de trabalho no processo de decupagem, que leva agora poucos minutos.

"Com a ferramenta, nossos jornalistas ganharam dias e dias para se dedicar a outras tarefas menos mecânicas"

Murilo Garavello - Diretor de Conteúdo UOL CS
Jurado do Prêmio UOL de Conteúdo

Uso Inovador de Tecnologia

Finalistas

iStock/scanrail

Algoritmo de recomendação de conteúdo

Aplicação desenvolvida pela equipe de P&D do UOL

Arte/TAB

Especial fotográfico

Edição visual de TAB

Ler mais
Topo