Arte UOL

Seu universo online

A quarta edição do Prêmio UOL de Conteúdo celebra o melhor da produção em diversos segmentos, por meio do jornalismo de qualidade e buscando novas maneiras modernas e adequadas de se conectar com o público.

Foram apresentados 211 trabalhos realizados pelo UOL nos últimos 12 meses. Cada obra foi analisada por critérios como investigação, apuração, relevância, ineditismo, inovação e impacto social.

A excelência dos trabalhos apresentados corrobora a credibilidade, o profissionalismo e a criatividade de todos os profissionais, marcas do UOL em seus 25 anos de existência comemorados em 2021.

Os melhores trabalhos foram escolhidos pela Comissão Julgadora, e os vencedores foram escolhidos por um júri formado por: Adriana Negreiros (jornalista e escritora), Aline Midlej (âncora da Globonews), Ana Clara Costa (repórter da revista Piauí), Andrea Fornes (diretora de parcerias de produtos de notícias para a América Latina do Google), Bruno Bluwol (gerente de produções), Daniela Pinheiro (jornalista), Eco Moliterno (publicitário e diretor de criação da Accenture Interactive), Eliane Dias (advogada e empresária), Flavio Moura (cofundador da editoria Todavia), José Roberto Toledo (editor-executivo da revista Piauí), José Trajano (jornalista e comentarista esportivo), Mônica Bergamo (colunista da Folha de S.Paulo), Natalia Viana (diretora e cofundadora da Agência Pública), Silvia Fu Elias (diretora de conteúdo da Warner Media Brasil) e Veronica Villa (chefe de desenvolvimento de não-ficção da HBO Max Brasil).

Os finalistas e vencedores escolhidos pelo júri foram divididos em três categorias: Melhor História/Narrativa Original, Investigação Jornalística e Produto Audiovisual. A comissão avaliadora, formada pelo diretor de Conteúdo, Murilo Garavello, e os gerentes gerais de conteúdo do UOL, indicou e elegeu os ganhadores das categorias Iniciativa Inovadora, Melhor Entrega de Tecnologia e Interface e, ainda, do Grande Prêmio UOL, projeto de conteúdo de maior destaque do ano.

Arte UOL
Arte/UOL

Grande Prêmio UOL

UOL Notícias: A vida secreta de Jair

Em série de três reportagens, o UOL mostrou gravações inéditas que revelaram o que era dito no círculo íntimo e familiar do presidente Jair Bolsonaro.

As declarações indicaram que Bolsonaro participava diretamente da rachadinha: nome popular para o esquema de entrega de salários de assessores, uma prática que configura o crime de peculato (mau uso de dinheiro público).

Autores: Juliana Dal Piva, Gabriela Sá Pessoa, Amanda Rossi, Juliana Carpanez e João Pedro Pinheiro (coautores: Flávio Costa, Marcos Sérgio Silva, Eric Fiori, Santhiago Lopes, Natália Mota, Gisele Pungan e René Cardillo).

Ler mais

É o conteúdo com a maior complexidade de produção, montou um quebra-cabeça, e tudo isso no formato de um podcast, o que não é fácil"

Bruno Bluwol, gerente de produções

Yasmin Ayumi

Investigação jornalística

Universa: Caso Saul Klein

Em relatos inéditos, 9 das 32 mulheres que acusam Saul Klein de estupro descrevem esquema de abusos.

Com acesso a documentos, denúncias e depoimentos, Universa reconstruiu, a partir de material exclusivo, como as agenciadoras contratadas pelo herdeiro das Casas Bahia chegavam até as jovens, o que lhes era oferecido e como ocorriam as avaliações feitas pessoalmente por ele.

Autores: Pedro Lopes, Camila Brandalise, Lígia Mesquita e Yasmin Ayumi

Jurados: Aline Midlej (âncora do Jornal das 10, da GloboNews), José Roberto Toledo (editor-executivo da revista Piauí), José Trajano (jornalista e comentarista esportivo), Mônica Bergamo (colunista da Folha de S.Paulo) e Natalia Viana (diretora e cofundadora da Agência Pública).

Ler mais

O texto consegue encontrar um equilíbrio muito bom, difícil, exigente, de você contar aquela história com delicadeza, cuidado, mas com contundência, firmeza. É uma reportagem que te transforma, que te perturba"

Aline Midlej

Investigação jornalística

Finalistas

Arte/UOL

UOL Notícias: A vida secreta de Jair

Reportagens exibem os áudios gravados por Andrea Siqueira Valle, ex-cunhada de Bolsonaro, que apontam detalhes do esquema das rachadinhas e a participação direta do presidente da República.

Ler mais
Arte/UOL

UOL Notícias: Anatomia da rachadinha

Quebra de sigilos do Caso Flávio revela indícios do esquema ilegal nos gabinetes de Jair e Carlos Bolsonaro.

Ler mais
Arte/UOL

Melhor História/Narrativa

TAB: Nas entranhas

Reportagem mostra que, em São Paulo, as pessoas já não moram somente embaixo, mas também dentro de buracos de pontes e viadutos, com o improviso de água e energia elétrica.

Autores: Felipe Pereira, Reinaldo Canato e Olivia Fraga.

Jurados: Adriana Negreiros (jornalista e escritora), Ana Clara Costa (repórter da revista Piauí), Daniela Pinheiro (jornalista), Eco Moliterno (publicitário, diretor de criação da Accenture Interactive para a América Latina), Flavio Moura (cofundador da editoria Todavia).

Ler mais

Fiquei particularmente impactado por essa matéria por conta do caos social que vivemos, que vamos nos acostumando, e do agravamento recente desta situação depois da pandemia. Matérias como essa são muito importantes para mostrar essa calamidade".

Flavio Moura

Melhor História/Narrativa

Finalistas

Arte/UOL

TAB: Diário de dekassegui

12 horas em pé, movimentos mecânicos e cronometrados: a rotina dos imigrantes nas fábricas japonesas.

Ler mais
Keyne Andrade

Splash: Poesia das ruas

Aos 68 anos, Eugênio Ramos Gianetti lida com alcoolismo, encontra sua voz na literatura e prepara novo livro.

Ler mais

Produto Audiovisual

VivaBem: Traumas da linha de frente

Profissionais da linha de frente da saúde compartilham os momentos mais difíceis que enfrentaram no combate ao coronavírus nos 19 meses da pandemia no Brasil, com mais de 600 mil mortos.

O vídeo traz relatos íntimos, que mostram como a pandemia afetou a saúde mental de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, que chegaram ao limite na luta para salvar vidas.

Autores: Caroline Monteiro, Raquel Arriola, Robert Mathias e Natalia Mota

Jurados: Andrea Fornes (diretora de Parcerias de Produtos de Notícias para a América Latina do Google), Bruno Bluwol (gerente de produções), Eliane Dias (advogada e empresária), Silvia Fu Elias (diretora de conteúdo da Warner Media Brasil) e Veronica Villa (chefe de desenvolvimento de não-ficção da HBO Max Brasil)

Ler mais

É um documento muito importante, que busca relatos verdadeiros e que precisa ser preservado"

Silvia Fu Elias

Produto audiovisual

Finalistas

Arte/UOL

UOL Notícias: A vida secreta de Jair

Dividida em quatro episódios, a temporada que estreou o podcast 'UOL Investiga' trouxe gravações que revelam o que era dito no círculo íntimo e familiar do presidente Jair Bolsonaro no esquema das rachadinhas.

Ler mais
Zô Guimarães/UOL

Nossa: Botequim da Teresa

Em coprodução com MOV, Teresa Cristina recebe um convidado especial a cada episódio e ensina a fazer os petiscos clássicos de alguns do botequins mais famosos do Rio de Janeiro.

Ler mais
Deborah Faleiros e Eric Fiori/Arte UOL

Iniciativa inovadora

Tilt: Projeto Origens

Projeto retrata, por meio de um documentário e reportagens especiais, a trajetória de vinte personalidades negras que fizeram o teste de DNA para tomar posse de suas próprias histórias e ancestralidades.

Dentre os participantes estão o sambista Péricles, a escritora Eliana Alvez Cruz, a funkeira MC Carol, o comediante Yuri Marçal, o vereador Fernando Holiday, a apresentadora Maju Coutinho, a escritora Conceição Evaristo, a atleta Daiane dos Santos, o ator Babu Santana, entre outros.

Autores: Helton Simões Gomes, Fabiana Uchinaka, Guilherme Tagiaroli, Ligia Carriel e Deborah Faleiros (coautores: Lola Ferreira, Ana Beatriz Silva, Bárbara Therrie, Adriana Komura, Keiny Andrade, Daniel Neri, Ismael dos Anjos, Carol Rocha, Bruno Monteiro, Camila Izidio e Liel Marín)

Reprodução

Melhor Entrega de Tecnologia e Interface

Implementação do Vueland, o novo código por trás de nossas páginas

O projeto usado na nova homepage traz inovação e atualização tecnológica tanto no servidor quanto na interface e será a base para os novos templates dos demais canais.

A nova tecnologia torna as páginas mais rápidas e flexíveis, facilitando a atualização de conteúdo e as alterações na interface, recursos essenciais para os esforços de fidelização e personalização de conteúdo do UOL.

Autores: Fagner Janderson da Silva e Ricardo Oliveira Gomes

Topo