Todos os anos, milhares de estudantes brasileiros fazem a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), exame que é considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.
Essa fama não existe à toa: com base no desempenho obtido no Enem, é possível tentar a sorte em diferentes frentes, como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferecem vagas em universidades públicas e bolsas em faculdades privadas de todo o país.
Mas, mais do que uma prova, o Enem também pode representar uma oportunidade de mudar de vida, abrindo novos caminhos para conquistas pessoais e profissionais.
Um jovem da periferia de Osasco, na Grande São Paulo, pôde ser o primeiro da família a alcançar o ensino superior público. Um garoto do interior do sertão nordestino conseguiu ser aprovado em um disputado curso de medicina de uma universidade federal. Um jovem do Capão Redondo (SP) encontrou oportunidades de estudo e pesquisa no ensino superior. O UOL conta, a seguir, suas histórias.