Mas não seria ideal que ela já chegasse a essa idade sabendo o que é uma camisinha? Ou a senhora não acredita que ela vai saber o que é uma camisinha fora da escola?
Não. Não entendo [assim]. Na escola, não. E, hoje, temos uma diferença, as famílias não falavam de educação sexual. Há 50 anos, um pai não daria uma camisinha a um filho de 12 anos. Isso era um tabu. Hoje, os pais estão falando de sexo com seus filhos de 12 anos. Essa geração está falando mais com os filhos. O que nós queremos é que a escola faça [isso] de uma forma madura, científica e respeitando as famílias [...].
O professor hoje não está preparado [para fazer isso]. O tema [educação sexual] tem que ser abordado de forma transversal. Todas as matérias terão que abordar o tema. Isso é bom? Até um certo ponto. Um professor de matemática é um menino que passou agora no vestibular para um curso de exatas e que está sendo contratado porque as escolas estão com déficit. Esse menino de 21 anos, que só vê número na frente, não tem nenhum preparo. Como é que ele vai fazer educação sexual em sala de aula?
Entendo seu ponto, mas, quando a senhora fala sobre os professores não estarem preparados, estamos falando de política pública, e dessa forma eu lhe pergunto: com base em que estudos científicos a senhora afirma que os professores da rede pública não estão preparados para lidar com o tema sexualidade e com a educação sexual de forma transversal?
Você sabia que a população de educadores é flutuante? Temos muitos professores concursados e outros que passam pela escola. São professores contratados, inclusive, essas pessoas são convidadas a falar sobre educação sexual porque o tema é transversal. A minha preocupação não é com o professor concursado, que passa por treinamento etc. É com esse público flutuante aqui. E outra coisa: por que o professor de física tem que abordar educação sexual?
Mas aí teria que mudar a LDB (Lei de Diretrizes e Bases)...
Mas é isso que a gente quer. A preparação do educador para falar de educação sexual.
A senhora disse que não acha adequado que uma criança de seis anos seja exposta a um pênis...
Não sou eu. É o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Sim, e a senhora, como defensora do ECA, diz isso. No Carnaval, nós tivemos o nosso presidente da República postando um vídeo em que aparecia ânus, pênis. Eu queria saber qual sua opinião a respeito desse vídeo.
Eu posso não me manifestar sobre isso.