Reconhecida como uma das melhores universidades da América Latina, a UnB (Universidade de Brasília) foi acusada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, de ser uma das universidades federais que promovem "balbúrdia" em seus campi.
Em sua fala, o ministro mencionou festas e eventos políticos. "A universidade deve estar com sobra de dinheiro para fazer bagunça e evento ridículo", disse, citando como exemplos "sem-terra dentro do campus, gente pelada dentro do campus".
Após repercussão negativa, o MEC recuou e mudou o discurso. A pasta, então, passou a afirmar que o bloqueio valeria para todas as instituições de ensino --e que era necessário para cumprir a meta fiscal.
Mas o meme já estava pronto. Nas redes sociais, estudantes passaram a divulgar imagens de gente trabalhando em laboratórios e estudando em bibliotecas para mostrar a "balbúrdia" que estavam fazendo nas universidades.
A reportagem do UOL visitou o campus Darcy Ribeiro, o maior e mais tradicional da UnB, em uma sexta-feira, às 9h. No local, além de faixas contra os bloqueios no orçamento da educação, o que se viu foi muita movimentação de alunos --e muita gente estudando.