Alimentação

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    • Alimentação [12442]; Saúde [11180];
Fotos

IOGURTE: possui pH ácido, ajudando a digerir proteínas e gorduras. Os mais indicados são os fortificados com lactobacilos, bactérias fermentativas que auxiliam a digestão e absorção de nutrientes no intestino, pois possuem ação probiótica.Fontes: Maristela Bassi Strufaldi, nutricionistada da Associação Diabetes Brasil (ADJ), e Alessandra Luglio, nutricionista e consultora da Hero Nutritionals Ricardo Nogueira/Folha Imagem Mais

GENGIBRE: contém substâncias chamadas gingerol e shogaol, que combatem enjoos e náuseas e aliviam indisposições intestinais Thinkstock Mais

PEPINO: pode ser indigesto para pessoas mais sensíveis. Ao contrário do que se pensa, consumi-lo com a casca auxilia a digeri-lo Thinkstock Mais

BANANA: possui frutano, um amido resistente que contribui para o processo digestivo e regularização intestinal. Apesar de essa fibra estar mais presente na banana verde, a fruta madura também auxilia no processo. Ela tem ainda ação calmante no estômago, reduzindo os sintomas de irritabilidade Thinkstock Mais

AMEIXA: por conta de seu alto teor de fibras e da presença de determinados ácidos orgânicos digestivos, é um fruta com potencial laxativo, capaz de melhorar o trânsito intestinal Getty Images Mais

PIMENTÃO: a película tipo "casquinha" que o envolve externamente pode causar indigestão em algumas pessoas. Neste caso, é melhor consumi-lo apenas após removê-la Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem Mais

CHÁ VERDE: contém substâncias estimulantes que aumentam o fluxo do suco gástrico e auxiliam o processo digestivo, além de proteger as mucosas estomacais. Outros chás digestivos são hortelã, alecrim, erva cidreira, camomila, sálvia, menta e psyllium. Dica: o ideal é bebê-lo entre 30 e 40 minutos após a refeição Thinkstock Mais

ARROZ: é um cereal de rápida digestão por ter sua base quase totalmente composta de carboidratos. A versão integral auxilia na digestão devido ao seu alto teor de fibras insolúveis, que colaboram para a absorção dos nutrientes pelo organismo. As refeições ricas em fibras exigem, ainda, melhor mastigação, o que torna a digestão mais fácil Thinkstock Mais

FEIJÃO: possui uma "casquinha" externa e substâncias em seu interior que, dependendo da pessoa, podem não ser bem digeridas no estômago. Chegando ao intestino, esse material serve de comida para bactérias, causando fermentação excessiva e gases. O mesmo acontece em toda a família das leguminosas, que inclui alimentos como lentilha, ervilha, grão de bico e soja Júlia Moraes/Folha Imagem Mais

ALIMENTOS FONTES DE FIBRAS: as fibras solúveis (encontradas na aveia, na cevada e no bagaço de frutas cítricas) agem no intestino delgado e no estômago. Tornam a digestão mais lenta de uma maneira positiva, pois ajudam a digerir gorduras e açúcares e proporcionam uma melhora na absorção de nutrientes. Já as fibras insolúveis (presentes em cereais, na casca das frutas, nas leguminosas e nas hortaliças) agem principalmente na parte inferior do intestino grosso. Elas aceleram o trânsito intestinal e aumentam o bolo fecal, evitando a prisão de ventre Thinkstock Mais

ABACAXI: fruta de rápida digestão, contém uma enzima chamada bromelina, que auxilia na digestão de proteínas (principalmente carnes) e gorduras, favorecendo o processo digestivo. Além da bromelina, o abacaxi contém celulose, substância essencial para o bom funcionamento intestinal Shutterstock Mais

CARNE VERMELHA: possui uma estrutura fibrosa mais resistente do que as brancas e normalmente tem maior teor de gordura, por isso sua digestão é mais lenta. Mas vale ressaltar que todas as carnes, inclusive as brancas, digerem com maior lentidão e devem ser evitadas no período da noite Thinkstock Mais

AZEITE: apesar de ser uma gordura e, como tal, ter uma digestão mais lenta, pesquisas recentes têm indicado que ele pode inibir a formação excessiva de ácido gástrico, melhorando a digestão e prevenindo a azia. O azeite estimula ainda a produção de suco pancreático e a bile, facilitando a digestão Thinkstock Mais

ALCACHOFRA: rica em fibras e em potássio, auxilia a digestão Thinkstock Mais

OVO: rico em proteína, esse alimento pode ter uma digestão mais lenta, em especial devido à gordura presente na gema Karime Xavier/Folhapress Mais

MAMÃO: possui em sua composição uma enzima chamada papaína, que auxilia na digestão, principalmente de proteínas Paulo Whitaker/Reuters Mais

ALIMENTOS GORDUROSOS: todo o tipo de gordura, saudável ou não, promove uma lentidão no esvaziamento gástrico, podendo aumentar a sensação de azia e "empachamento". As gorduras saturadas presentes nas carnes, frituras, salgadinhos e nos derivados do leite são mais densas e demoram ainda mais para serem digeridas Shutterstock Mais

FARELO DE AVEIA: por ser rico em fibra solúvel, prolonga o tempo que o alimento permanece no tubo digestivo. Esse tipo de fibra retém líquidos, formando um gel viscoso no estômago e retardando o esvaziamento gástrico, o que promove uma sensação de saciedade. Elas também se unem às gorduras, diminuindo a absorção das mesmas Thinkstock Mais

ALIMENTOS CONDIMENTADOS: em geral, têm boa digestão. No entanto, a presença de alguns condimentos mais fortes, como pimenta, pode provoca irritação gastrointestinal, gerando um quadro de desconforto estomacal. Fontes: Maristela Bassi Strufaldi, nutricionistada da Associação Diabetes Brasil (ADJ), e Alessandra Luglio, nutricionista e consultora da Hero Nutritionals Marcelo Justo/Folhapress Mais

Conheça alguns alimentos amigos e inimigos da digestão

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