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Ciência e Saúde

5 combinações de alimentos gostosas e perfeitas para sua nutrição

Larissa Leiros Baroni
Do UOL, em São Paulo

Há muitas combinações de alimentos comuns na mesa dos brasileiros que parecem ser perfeitas. Não apenas no quesito sabor, mas também do ponto de vista de eficiência nutritiva.

Veja abaixo cinco dessas misturas e os motivos que as tornam especiais, segundo Eliana Bistriche Giuntini, pesquisadora do Centro de Pesquisas em Alimentos da USP (Universidade de São Paulo), e Clarissa Casale Doimo, nutricionista graduada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). 

Thinkstock
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Cenoura com laranja

A cenoura diminui a resposta glicêmica do suco de laranja, que é bastante alta. Ou seja, a mistura vai retardar a absorção do açúcar, não vai disparar a produção de insulina e, de quebra, vai ajudar a prolongar a saciedade. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a ingestão de apenas 25 gramas de açúcar por dia.
Getty Images/iStockphoto
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Leite com gema de ovo

A famosa gemada é considerada bastante rica nutritivamente, isso porque a vitamina D (do ovo) favorece a absorção de cálcio (leite). A quantidade recomendada de cálcio por dia varia de 1.000 mg a 1.500 mg (vida adulta). Para se ter uma ideia, 1 ml de leite integral ou desnatado fornece 1 mg de cálcio.
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