Topo

Você tem fobia de sexta-feira 13? E de tomar banho? Conheça medos curiosos

Do UOL, em São Paulo

13/11/2015 06h00Atualizada em 17/11/2015 20h25

Fale bem rápido: Parasquavedequatriafobia. Conseguiu?

Trata-se da fobia de sexta-feira 13. Sim, ela existe. Segundo os médicos é um medo não necessariamente da data, mas dos eventos sobrenaturais relacionados a ela.

As fobias representam uma reação exagerada e irracional para um medo comum, capaz de provocar sintomas como tontura, tremores e falta de ar. Em alguns casos, os sintomas são semelhantes aos de crises de ansiedade e podem levar a ataques de pânico.

Todos nós temos medos, a diferença é que a fobia deixa a pessoa paralisada ou a faz fugir da situação. A fobia muda a rotina da pessoa

Luiz Vicente Figueira de Mello, do Instituto de Psiquiatria da USP

Fobias são comuns e podem ser tratadas e controladas.

"Em torno de 18% da população tem alguma fobia, mas muitas vezes não são identificadas até que a pessoa enfrente aquela situação. O melhor tratamento é a psicoterapia, onde o paciente aprende a enfrentar o objeto dos seus medos. Os remédios são apenas para quando as pessoas têm muitas crises de pânico”, explica o psiquiatra.

Conheça fobias curiosas

  • Thinkstock

    Medo de umbigos

    Quem tem onfalofobia não consegue tocar ou ver um umbigo.

  • Thinkstock

    Medo de espelhos

    Conhecido como eisoptrofobia, pode ser uma reação à insegurança sobre a aparência física ou um medo de coisas sobrenaturais. Quem teme o espelho não quer se assustar como reflexo de alguma imagem não esperada.

  • Thinkstock

    Medo de beijos

    A filemafobia é o medo de beijar ou ser beijado. Quem tem essa fobia sente enjoo e até mesmo ataques de pânico com apenas um beijo.

  • Thinkstock

    Medo de palhaço

    A coulrofobia é bem comum. Embora seja mais comum em crianças, ela pode perdurar até a vida adulta. Quem sofre desse medo pode ter um ataque de pânico só em ver alguém fantasiado como palhaço.

  • Divulgação

    Medo de tomar banho

    Sim, o Cascão tem ablutofobia. Quem sofre disso, tem medo incomum de tomar banho, lavar-se ou nadar.

  • Thinkstock

    Medo de pelos e cabelos

    Quem sofre de caetofobia chega a depilar todo o corpo e raspar a cabeça por ter aversão a pelos e cabelos. Alguns até preferem lavar o cabelo sempre em salões de beleza só para não ter que tocar nos fios.

  • Getty Images

    Medo de ficar solteiro

    Esse medo é chamado de anuptafobia. As pessoas que sofrem com esse problema acreditam que estão condenadas a serem solitárias durante toda a vida. Esse tipo de medo pode levar a depressão, ansiedade e dependência afetiva.

  • Thinkstock

    Medo de ter medo

    A fobofobia é o medo do próprio medo.

  • Getty Images

    Medo de falhar

    Para quem sofre de cacorrafiofobia, o medo de falhar ganha proporções tão grandes que a pessoa evita correr qualquer risco ou enfrentar situações novas por achar que não terá sucesso.