Sonâmbulo conta segredos? Pode acordar? Veja mitos e verdades

Bia Souza

Do UOL, em São Paulo

 

Andar com os braços para frente, contar os segredos e até morrer se for acordado. O sonambulismo é um distúrbio que alimenta diversas crenças populares, mas qual delas realmente está ligada ao transtorno?

Um sonâmbulo pode andar, comer, fazer coisas comuns e até sair de casa de forma inconsciente enquanto está dormindo. "Uma pessoa que senta na cama ou apresenta quadros de terror noturno pode ser confundida com um sonâmbulo. Mas há quadros epiléticos ou mesmo em que a pessoa vivencia um sonho se movimentando, como se estivesse pulando ou correndo, sem sair do lugar, que não são quadros de sonambulismo. É preciso procurar um médico para um diagnóstico e tratamento correto", explica Luciano Ribeiro Pinto Jr., neurologista e presidente da Associação Brasileira do Sono (ABS).

Definir a diferença entre esse distúrbio e outros é algo que só pode ser feito por um médico. "Se houver tremores, gritos ou outras reações é melhor procurar um médico. Pois pode ser outro tipo de parassonia ou mesmo outra doença", reforça Marcia Pradella Hallinan, especialista em medicina do sono e neurologista do Hospital Sírio-Libanês.

Mas e quanto acordar o sonâmbulo? É mesmo perigoso? "Não há necessidade de acordar o sonâmbulo. Ele vai se assustar por estar em um ambiente diferente, mas não o suficiente para chegar a um quadro cardíaco. O ideal é leva-lo de volta à cama," orienta Luciano Ribeiro. Veja mais dúvidas abaixo.

Veja mitos e verdades do sonambulismo

Reprodução/princessinthetower
Reprodução/princessinthetower

A pessoa está dormindo?

Sim, sonâmbulo é sleepwalking, em inglês, que nada mais é andar dormindo. A pessoa pode fazer diversas ações cotidianas, mas não está consciente e nem acordada. Só a parte motora está em ação
iStock
iStock

Sonâmbulo pode morrer se for acordado

Não há perigo à saúde em acordar o sonâmbulo,mas ele pode ficar um pouco desorientado e confuso, o que não vai causar um ataque cardíaco, por exemplo. O ideal é levar a pessoa de volta a cama sem acordá-la.
Thinkstock
Thinkstock

Andar de olhos fechados

Alguns sonâmbulos ficam de olhos abertos. Porém, permanecem sem os reflexos que teriam se estivessem acordados.
Daniel Jedzura/GettyImages
Daniel Jedzura/GettyImages

Sonambulismo provoca cansaço

Por ser um episódio esporádico, o sonambulismo não afeta a qualidade do sono. No entanto, em casos que ocorrem com frequência, com muitas interrupções da noite de sono, o sonâmbulo pode ficar mais cansado.
Reprodução/Olhar Digital
Reprodução/Olhar Digital

Contar segredos

O sonâmbulo não vai dizer senha do banco ou fazer confidências. "Isso é alegórico. Não há racionalidade ou trabalho de memória. A pessoa emite frases curtas, mas normalmente são falas ininteligíveis", explica a neurologista Marcia Pradella Hallinan.
Getty Images
Getty Images

Andar com os braços esticados

O sonâmbulo não anda realmente com os braços esticados, mas por estar dormindo pode manter as mãos a frente do corpo para tatear o ambiente e não tropeçar.
Shutterstock
Shutterstock

Sonâmbulo tem crises diárias

As crises de sonambulismo são comuns quando o paciente está sob algum tipo de estresse. Se as crises se tornarem frequentes, o ideal é procurar um médico.
iStock Images
iStock Images

Sonambulismo tem cura

O sonambulismo é mais comum em crianças e desaparece com o tempo, mas não tem cura. Quando os episódios são muito frequentes, o ideal é procurar um médico para tratar as causas do problema. As crises podem ser associadas a doenças como apneia do sono ou refluxo gastroesofágico.
Takumi Ota/ Divulgação
Takumi Ota/ Divulgação

Que cuidados tomar

Para proteger o sonâmbulo o ideal é trancar portas e janelas e retirar as chaves das fechaduras, colocar telas de proteção nas janelas, retirar móveis de locais onde eles possam tropeçar e dificultar o acesso a objetos perigosos como facas e tesouras.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos