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Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


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Você é matutino ou vespertino?

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Você acorda com o pique total ou se arrasta para fora da cama? À noite, está com a corda toda ou quase dorme na frente da televisão? Apesar de todos possuírem um relógio biológico, nem todos os relógios biológicos são iguais. Existem pessoas que "funcionam melhor" pela manhã, as "matutinas", e as que são exatamente o oposto, as "vespertinas". Conhecer e respeitar o relógio biológico reflete no bem-estar. Faça o teste a seguir para saber se você é uma pessoa matutina ou vespertina.

  1. 312

    Teve uma semana muito agitada e foi dormir mais tarde do que o costume. Finalmente, ficou livre e não tem hora para acordar no dia seguinte. Você:

  2. 412

    Você tem uma reunião muito importante no dia seguinte, que vai exigir muito esforço mental. A que horas você marca a reunião?

  3. 612

    Você está bem descansado e tem o próximo dia totalmente livre. A que horas vai dormir?

  4. 812

    Se pudesse escolher o horário ideal para você começar a trabalhar, qual seria?

  5. 1212

    Você não tem compromisso no dia seguinte e já deixou todas as suas tarefas prontas. A que horas acorda?

  • Você é uma pessoa matutina

    Você já pula da cama com pique total. Prefere acordar cedo e se sente superdisposto na parte da manhã, então precisa começar sua rotina logo cedo para aproveitar melhor essa energia e render mais. Porém, a energia vai acabando lá pelas 21h, quando começa a se sentir sonolento e com mais dificuldade para se concentrar! Fonte: Versão reduzida do questionário de Cronotipo HO/ Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos da USP. Colaboração: Prof. John F. Araújo do Departamento de Fisiologia da UFRN.

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  • Você é uma pessoa moderadamente matutina

    Você não tem problema para acordar cedo e tem um bom rendimento na parte da manhã, mas consegue manter sua energia na parte da tarde também. A vantagem é que você consegue ser mais flexível e se adaptar melhor às mudanças de horários. Mesmo assim, para aproveitar melhor seu rendimento, o melhor é optar por realizar atividades físicas ou intelectuais na parte da manhã. Fonte: Versão reduzida do questionário de Cronotipo HO/ Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos da USP. Colaboração: Prof. John F. Araújo do Departamento de Fisiologia da UFRN.

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  • Você é uma pessoa moderadamente vespertina

    Acordar cedo não é pra você. Prefere passar mais um tempinho na cama e começar o dia mais tarde. Após o almoço é que a coisa começa a animar e você tem mais disposição para realizar atividades físicas e intelectuais. Mas é flexível e consegue se adaptar bem às mudanças de horário, conseguindo realizar muitas tarefas na parte da manhã também. Fonte: Versão reduzida do questionário de Cronotipo HO/ Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos da USP. Colaboração: Prof. John F. Araújo, do Departamento de Fisiologia da UFRN.

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  • Você é uma pessoa vespertina

    Quando o despertador toca, às vezes você nem escuta. Quanto mais cedo mais difícil é saír da cama. Na parte da tarde é que começa a se sentir mais disposto e por volta das 20h atinge seu pico de energia, tendo seu melhor desempenho. O ideal é tentar concentrar suas atividades para a tarde e deixar a manhã livre para descansar. Se não for possível, dá-lhe cochilos durante o dia! Fonte: Versão reduzida do questionário de Cronotipo HO/ Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos da USP. Colaboração: Prof. John F. Araújo, do Departamento de Fisiologia da UFRN.

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