Qual espaço o trabalho ocupa em sua vida?
Você tira férias todos os anos? Nos finais de semana aproveita para se divertir ou para terminar alguma tarefa profissional? Você tem tempo para seus relacionamentos pessoais ou está sempre ocupado? Os momentos mais importantes de sua vida fazem parte de sua vida pessoal ou profissional? O trabalho vem em primeiro lugar na sua vida? Faça o teste e descubra.
- 110
Nos últimos anos, qual o número médio de horas que você trabalha diariamente?
- 210
Viajando de férias com amigos, no segundo dia, um deles recebe telefonema relatando um problema difícil de resolver no trabalho. Você o aconselha a:
- Tentar solucionar por telefone ou e-mail. Afinal, ele está de férias e tem direito ao merecido descanso. Sem falar que ninguém é insubstituível...
- Se realmente for algo importante, voltar o mais rápido possível, mesmo que isso signifique interromper as férias. Trabalho vem em primeiro.
- Procurar, de todas as formas e à distância, achar uma boa alternativa. Apenas se for algo de extrema urgência, pegar um avião e voltar.
- 310
Pense nos momentos mais plenos e satisfatórios da sua vida. Eles têm relação com:
- 410
Quando está "fora" do trabalho, você:
- Fica praticamente indisponível, as pessoas sabem que só devem entrar em contato em emergências. Não raro até desliga o celular à noite e domingos.
- Está sempre conectado de alguma forma com o serviço, pois não dá para virar as costas e sair. Usa todos os meios para ficar disponível e informado.
- Deixa o celular ligado e, se preciso, fica de prontidão para entrar em ação a qualquer hora.
- 510
Se tivesse que identificar seu maior objetivo hoje, sem dúvida seria:
- 610
Em relação a seus amigos e familiares, você poderia dizer que:
- Tem dado a devida atenção a eles, pois preza demais por suas vidas pessoal e social.
- Infelizmente não tem tempo disponível, já que precisa correr atrás e batalhar muito para se destacar no competitivo mundo atual.
- Gostaria de estar mais presente, o que nem sempre é possível, pois sente falta e sabe que são uma parte importante da sua vida.
- 710
Depois que sai do seu ambiente de trabalho, e nos momentos de lazer, você:
- 810
Aos sábados e domingos, você:
- Faz tudo que não consegue durante a semana: fica com família e amigos, dedica-se ao que gosta, cinema, leitura, atividade física, descanso e lazer.
- Em geral trabalha, pois sempre há muitas tarefas e pendências para colocar em ordem, e é ótimo aproveitar o ambiente mais calmo para fazer isso.
- Às vezes tem que trabalhar algumas horas, principalmente aos sábados, porém procura se divertir e curtir o resto do fim de semana.
- 910
Nas últimas vezes em que tirou férias, qual a média de dias em que ficou afastado do trabalho?
Equilíbrio
Equilíbrio
Você preza seu trabalho, afinal, é seu meio de sustento, porém coloca um limite bem claro para que não invada outras áreas da sua vida. Não abre mão de estar com as pessoas que gosta, adora seus momentos de lazer e, sempre que possível, programa uma forma de escapar em férias, viagens. Isso é bom, pois mostra que está equilibrando bem tudo que lhe é caro e fonte de prazer.
Gostou do resultado? Compartilhe!
Exagero
Exagero
Se o trabalho não está em primeiro lugar, certamente ocupa um espaço bem grande na sua vida. Tão amplo que, muitas vezes, deixa outras áreas em "descoberto". Há quanto tempo, por exemplo, você não tira 30 dias corridos de férias? E sua família e seus amigos, têm recebido a atenção que merecem? Reflita sobre o que está por trás de tanta dedicação à vida profissional e pergunte-se, de verdade, se está feliz assim.
Gostou do resultado? Compartilhe!
Meio termo
Meio termo
O trabalho tem muita importância para você, assim como as realizações profissionais. Porém, vem tentando, na medida do possível, reservar um tempo do seu dia a dia para outros interesses e atividades, o que é muito positivo. Sempre que sentir que está exagerando, comprometendo sua qualidade de vida e até sua saúde, pare e pense até que ponto vale a pena.
Gostou do resultado? Compartilhe!
Gostou do resultado? Compartilhe!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.