Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Equilíbrio

Você é um comprador compulsivo?

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Já levou um susto quando recebeu a fatura de seu cartão de crédito devido a um momento de fraqueza no shopping? Ou então comprou várias roupas que nunca usou só porque achou uma graça na hora e depois ficou se punindo? Pois é, quem nunca caiu em tentação que atire a primeira sacola! Todos comentem um deslize na vida. Porém, quando isso ocorre frequentemente, é preciso cuidado. Responda o questionário elaborado pela psicóloga Daniela Carneiro e veja se você compra por prazer, por obrigação ou por compulsão.

  1. 212

    Você tem problemas financeiros devido a compras?

  2. 412

    Chegou mais uma fatura assustadora, e seu parceiro já tinha dado sinais claros de que não estava gostando da situação. Você:

  3. 612

    Passa em frente a uma loja que tem uma fabulosa liquidação de sapatos, mas você já comprou alguns na semana passada. Você:

  4. 1112

    Você sente vontade de comprar:

  5. 1212

    Teve uma semana difícil e não está muito legal, sentindo-se triste ou preocupado. No fim de semana, você:

  • Comprador Rigoroso

    Você manifesta não gostar muito de fazer compras, vai mais por obrigação do que por prazer. Pode ser que não tenha muita paciência para passear no shopping nem para esperar na fila do caixa. Consegue manter suas contas em ordem e comprar apenas o necessário.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Comprador Comportado

    Você demonstra gostar de fazer compras e de se divertir indo ao shopping. Apesar de às vezes cair em tentação e acabar comprando mais do que pretendia ou algo que não considere necessário, você apresenta certo controle e consegue ficar longe dos problemas financeiros - pelo menos na maioria das vezes!

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Comprador Frenético

    Você parece gostar de fazer compras e de sentir bem quando adquire roupas, sapatos e diversos objetos novos. Mas muitas vezes pode acabar passando do limite e comprando coisas desnecessárias ou que nunca vai usar - e tendo problemas com dívidas, faturas altas e conflitos relacionados ao sentimento de culpa. Se está difícil controlar seu impulso, é melhor avaliar seu comportamento e procurar ajuda.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Gostou do resultado? Compartilhe!