OMS mantém alerta de pandemia de gripe suína

Da Agência Brasil

O Comitê de Emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu manter o nível de pandemia para a influenza A (H1N1) – gripe suína. De acordo com o órgão, há a constatação de queda de casos da doença em alguns países, mas há também indícios de alto nível de transmissão no Oeste da África.

A OMS expressou preocupação diante da proximidade com o inverno no Hemisfério Sul e de possíveis aumentos da transmissão do vírus Influenza H1N1 no período. Segundo o comitê, é prematuro concluir que todos os países já vivenciaram picos de transmissão da gripe suína. “É preciso mais tempo e mais informação para se modificar o status de pandemia”, afirmou em nota.

O comitê deve voltar a se reunir em algumas semanas para rever o desenvolvimento da doença com base em informações epidemiológicas mais atualizadas.

As recomendações apresentadas pela OMS, por enquanto, são para que os países não fechem suas fronteiras ou façam qualquer tipo de restrição ao tráfego internacional, que a fiscalização seja mantida em relação a casos de gripe e pneumonia severa e que as pessoas evitem viajar se estiverem doentes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos