40% do público alvo jovem ainda não se vacinou contra gripe H1N1

Da Redação

Em São Paulo

Mais de 28 milhões de pessoas já se imunizaram contra a gripe H1N1, segundo novo balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta segunda-feira (19). As metas para trabalhadores de saúde e crianças de 6 meses a 2 anos já foram atingidas, mas jovens de 20 a 29 anos, grávidas e doentes crônicos ainda precisam se vacinar até o dia 23.

De acordo com Gerson Pena, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, 41% dos jovens, 54% das grávidas e 56% dos doentes crônicos já foram imunizados. Mas, a menos de uma semana para o final do prazo, os números ainda estão longe da meta de 80% do público alvo.  “Os números mais que dobraram desde o dia 9, mas cada um tem que fazer sua parte e se vacinar”, afirma.

O secretário destaca ainda que a pandemia matou mais de 2 mil brasileiros, sendo que 75% das pessoas que morreram tinham doenças crônicas, a mortalidade em mulheres grávidas é 50% maior e 20% das mortes foram em pessoas de 20 a 29 anos.

O Ministério afirma que uma das dificuldades na campanha são as grandes distâncias na região Norte do Brasil.

Prazo de validade da Anvisa

O Ministério da Saúde também informou que todas as vacinas GSK estão dentro no novo prazo de validade de 6 meses instituído pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “A estratégia de vacinação não muda. O ministério fez uma vistoria e todas vacinas já aplicadas estavam dentro de 6 meses de validade e todas as disponíveis estão dentro do novo prazo também”, diz o secretário.

Vacinação de idosos contra gripe comum

A vacinação de idosos contra gripe comum também foi alterada, porque o Instituto Butantan não conseguiu entregar todas as vacinas. Assim, nas regiões Norte e Sul nada irá mudar e a vacinação de gripe comum e para idosos com doenças crônicas contra a gripe H1N1 será dos dias 24 de abril a 7 de maio.

Já nas regiões Sudeste, Centro-oeste e Nordeste, a vacina contra gripe comum será de 8 a 21 de maio. O idoso com doença crônica poderá esperar até 8 de maio para tomar as duas vacinas, ou ir se vacinar contra a gripe H1N1 a partir do dia 24 e depois voltar uma segunda vez para se imunizar contra a gripe comum antes da chegada do inverno.

Cronograma de vacinação da gripe H1N1

Grupos prioritários Data da vacinação
Trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia e Indígenas 08/03 a 19/03
Gestantes (mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha) 22/03 a 02/04*
Doentes crônicos (Idosos com doenças crônicas serão vacinados em data diferente, durante a campanha anual de vacinação contra a gripe sazonal) 22/03 a 02/04*
Crianças de seis meses a menores de dois anos 22/03 a 02/04*
População de 20 a 29 anos 05/04 a 23/04
CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO DO IDOSO Pessoas com mais de 60 anos vacinam-se contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a gripe pandêmica 24/04 a 07/05**
População de 30 a 39 anos 10/05 a 21/05
  • *Prazo prorrogado até 23/04   **Prazo alterado em algumas regiões do Brasil

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos