Paraná é primeiro Estado a ultrapassar 90% de vacinação contra gripe suína

Da Agência Brasil

Com 4,47 milhões de pessoas vacinadas até a manhã de hoje (25), o Paraná é o primeiro estado a ultrapassar o índice de 90% de imunização previsto pelo Ministério da Saúde para a campanha de vacinação contra a influenza A (HIN1) – gripe suína. Foi imunizado um percentual de 92,88% dos grupos considerados prioritários.

A Secretaria da Saúde apela agora às gestantes e adultos de 30 a 39 anos para que procurem o mais rápido possível um posto de saúde. As vacinas estão disponíveis em todos os postos dos 399 municípios do Paraná, gratuitamente.

O índice de cobertura no caso das gestantes até agora é de 78% e, segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde, a situação é mais preocupante entre adultos de 30 a 39 anos. Foram vacinadas 908 mil pessoas, o que totaliza pouco mais de 55% de cobertura. Os dois grupos tiveram o prazo prorrogado para até o dia 2 de junho, mesmo período das crianças entre 2 anos e 5 anos incompletos.

Trabalhadores, indígenas, portadores de doenças crônicas, maiores de 60 anos e crianças menores de 2 anos foram 100% vacinados. Entre os adultos na faixa de 20 e 29 anos, a cobertura atingiu 83%.

No último boletim epidemiológico da gripe suína no Paraná, aparece o registro de 1.223 casos este ano, sendo que 11 tiveram evolução no quadro clínico e morreram.

De acordo com a Secretaria de Saúde, há uma expectativa que doses excedentes de outros Estados sejam enviadas ao Paraná que então adotará nova estratégia de distribuição. O Estado foi o que mais sofreu com a gripe no ano passado, quando foram confirmados mais de 60 mil casos da doença e 288 mortes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos