Topo

Mudança na dieta aumenta sobrevida de homens com câncer de próstata

Em Washington

11/06/2013 10h46Atualizada em 14/06/2013 14h46

Homens que adotam uma dieta baseada na ingestão de mais gorduras saudáveis encontradas em legumes, nozes e azeite de oliva têm taxas de sobrevida maiores após um diagnóstico de câncer de próstata do que aqueles cujas dietas se mantém inalteradas, revelou um estudo publicado nesta segunda-feira (10) nos Estados Unidos.

As descobertas, publicadas no Journal of the American Medical Association (Jama) Internal Medicine, sugerem que mudanças na qualidade da dieta podem ser importante para reduzir o risco de morte entre os homens cujo câncer de próstata ainda não se disseminou para outros órgãos.

Gordura boa

"O consumo de óleos saudáveis e nozes aumenta os antioxidantes de plasma e reduz a insulina e a inflamação, que podem deter o avanço do câncer de próstata", afirmou o principal autor do estudo, Erin Richman, bolsista de pós-doutorado do Departamento de Epidemiologia e Bioestatística da Universidade da Califórnia em São Francisco.

O estudo foi feito com 4.577 homens diagnosticados com câncer de próstata não-metastático entre 1986 e 2010.

Os cientistas descobriram que os homens que substituíram 10% do total das calorias diárias ingeridas com gorduras vegetais saudáveis no lugar de carboidratos tiveram um risco 29% menor de desenvolver um câncer de próstata letal. Eles também apresentaram um risco 26% menor de morrer consideradas causas diversas.

Foi possível observar estes efeitos até mesmo com mudanças de hábito pequenas: adicionar uma colher de sopa de molho à base de azeite por dia se vinculou a um risco 29% menor de desenvolver câncer de próstata letal e 13% menor de morte. Adicionar cerca de 31 gramas de nozes por dia se relacionou com um risco 18% menor de câncer de próstata letal e 11% menor de risco de morrer.

As gorduras vegetais saudáveis incluem azeite de oliva e óleos de canola, nozes, sementes e abacates.

"Os efeitos benéficos das gorduras insaturadas e os efeitos danosos das gorduras trans e saturadas na saúde cardiovascular são bem conhecidos", disse Richman.

"Agora, nossa pesquisa demonstrou os benefícios potenciais do consumo de gorduras insaturadas entre os homens com câncer de próstata", acrescentou.

Sobre o câncer

Dois milhões e meio de homens vivem com câncer de próstata nos Estados Unidos e cerca de 30.000 devem morrer vítimas da doença este ano.

Embora estimativas apontem que um em cada seis homens deva ser diagnosticado com câncer de próstata ao longo da vida, a maioria não morre da doença.

No estudo da Jama, menos de um quarto dos participantes - um total de 1.064 homens - faleceu durante o período da pesquisa: 31% de doença cardiovascular, 21% de câncer de próstata e 21% de outros tipos de câncer.