Topo

Especialista da OMS infectado por ebola é internado na Alemanha

27.ago.2014 - Homem usa roupa especial em ambulância que traz epidemiologista senegalês a hospital de Hamburgo. O médico contraiu ebola em Serra Leoa - Georg Wendt/AP
27.ago.2014 - Homem usa roupa especial em ambulância que traz epidemiologista senegalês a hospital de Hamburgo. O médico contraiu ebola em Serra Leoa Imagem: Georg Wendt/AP

27/08/2014 11h43

Um especialista senegalês da Organização Mundial da Saúde (OMS) infectado pelo vírus ebola foi internado nesta quarta-feira (27) em um hospital de Hamburgo, norte da Alemanha, e será o primeiro paciente tratado pela doença no país.

O epidemiologista da OMS foi contaminado em Serra Leoa pelo vírus que provoca febres hemorrágicas, segundo a organização.

O paciente ficará internado no hospital universitário de Hamburgo-Eppendorf (UKE).

O UKE é especializado no tratamento de doenças altamente contagiosas. No fim de julho, a OMS já havia solicitado a internação no local de um de seus colaboradores, mas o médico contaminado morreu antes da viagem para a Alemanha.

O vírus ebola, que afeta Libéria, Guiné, Serra Leoa e, em menor medida, a Nigéria, provocou mais de mil mortes desde o início da epidemia em março.

Não existe nenhuma vacina e o tratamento para o vírus transmitido por contato direto com fluidos corporais é baseado em minimizar os sintomas. Há um medicamento experimental, o ZMapp sendo testado em alguns pacientes. Americanos que usaram sobreviveram a doença, mas um padre espanhol morreu mesmo depois de usá-lo.

Um britânico que vive em Serra Leoa, contaminado pelo ebola, foi hospitalizado no domingo (24) em Londres. Ele estaria sendo tratado com o ZMapp.