Topo

OMS anuncia fim do alerta para vírus similar ao ebola em Uganda

Em Genebra

14/11/2014 09h56

A OMS (Organização Mundial da Saúde), anunciou nesta quinta-feira (13) que Uganda está livre da febre hemorrágica provocada pelo vírus Marburg, depois de 42 dias sem o registro de nenhum novo caso.

O anúncio confirma uma informação divulgada na terça-feira (11) pelas autoridades locais.

"O país está oficialmente livre do vírus epidêmico de Marburg", declarou Sarah Achieng Opendi, ministra ugandense da Saúde.

Um técnico hospitalar de um estabelecimento da capital, Kampala, faleceu em 28 de setembro, vítima da doença, similar ao ebola, que afeta o oeste da África.

Depois deste caso, cem pessoas foram isoladas e postas em vigilância, mas nenhum dos exames que os suspeitos foram submetidos deu positivo.

O intervalo de 42 dias imposto pela OMS após o aparecimento do último caso confirmado para declarar um país livre da febre hemorrágica do Marburg corresponde a duas vezes o período máximo de incubação do vírus. No entanto, a organização detalhou, em um comunicado, que manterá uma vigilância particular.

O vírus de Marburg pertence à mesma família do ebola e está entre os agentes patogênicos mais virulentos nos seres humanos, acrescentou a OMS.

Assim como o ebola, o Marburg se transmite por contato com fluidos corporais (sangue, sêmen, fezes, urina, saliva, vômitos, etc.) de uma pessoa contaminada.

Os infectados desenvolvem rapidamente febre alta, seguida de diarreia, vômitos e hemorragias severas. De acordo com a OMS, a taxa de letalidade do vírus Marburg varia de 25% a 80%.

Em outubro de 2012, uma epidemia de febre de Marburg matou dez pessoas entre 20 casos confirmados em Uganda.