Topo

Autista de 13 anos transforma obsessão por mapas em desenhos e dinheiro

Em Cernosice (República Tcheca)

28/02/2018 04h00

No quarto de Matej Hosek, os carros em miniatura estão meticulosamente arrumados, assim como o restante dos objetos. Este menino de 13 anos busca detalhadamente qualquer coisa que altere a ordem do cômodo.

Uma vez satisfeito, abre um pasta onde guarda dezenas de mapas e planos desenhados por ele, uma atividade lúdica, mas também terapêutica que mudou sua vida e o transformou em um desenhista com obras impressas em peças de vestuário e acessórios vendidos na República Checa.

"Acho que é algo que deus lhe deu em troca de tudo o que lhe tirou", admite a mãe, Michaela Hoskova.

Leia também: 


Matej Hosek tem síndrome de Asperger, um transtorno do espectro autista, e encontrou paz na ordem e na criação de mapas de transporte muito sofisticados. Depois, se aventurou no desenho de moda e de planos impressos em xícaras, camisetas e até capas de telefones celulares.

Redescoberta 
Matej Hosek_1 - Michal Cizek / AFP - Michal Cizek / AFP
Matej Hosek foi diagnosticado com síndrome de Asperger aos 10 anos
Imagem: Michal Cizek / AFP

Matej foi uma criança muito barulhenta. "Chorava 23 horas por dia", conta esta mulher de 43 anos, que na época vivia em um edifício de Praga, que precisou deixar devido à queixa dos vizinhos.

Matej Hosek_2 - Michal Cizek / AFP - Michal Cizek / AFP
Os desenhos de Hosek são impressos em xícaras, camisetas e até capas de telefones celulares
Imagem: Michal Cizek / AFP
A família se mudou para uma casa em Cernosice, localidade nos arredores da capital tcheca, onde Matej "podia chorar tudo o que quisesse".

Por acaso, em um desses momentos de gritos intermináveis na rua, "pus em suas mãos um mapa de transporte, nem mesmo sei de onde saiu, e então se acalmou", lembrou a mulher.

O menino começou a amar as viagens em bonde e metrô, onde se dedicava a checar se os mapas estavam desenhados corretamente. Pouco tempo depois, começou a copiá-los, e seu favorito se tornou o do metrô de Londres, que sabe de cor.

"Às vezes descobria que o sistema de uma cidade não tinha lógica, e então começou a redesenhá-los", lembrou Hoskova, que foi jornalista e colaboradora de uma revista de moda.

A vida da família deu um salto quando Matej começou a melhorar. Conseguiram planejar férias, algo impensável durante muito tempo. Nos destinos escolhidos, "o primeiro que tivemos que fazer foi encontrar um centro de informação porque precisávamos dos mapas", contou, entre risos, a mãe.

Obsessão

O menino, que foi diagnosticado com síndrome de Asperger aos 10 anos, vai se adaptando aos poucos a viver com seu transtorno.

Matej Hosek_3 - Michal Cizek/AFP - Michal Cizek/AFP
O menino de 13 anos encontrou paz em mapas sofisticados de sua própria criação. Não só isso - sua obsessão por ordem também o transformou em estilista
Imagem: Michal Cizek/AFP
"As crianças com síndrome de Asperger têm um problema com a comunicação verbal. Eles entendem melhor as coisas olhando uma imagem", explicou Lenka Michalikova, ajudante de pacientes com a síndrome.

"A estrutura e a visualização lhes oferece uma âncora diante da incerteza", disse.

Com a puberdade, Matej começou a ter depressão e precisa de uma assistente na escola, embora seus resultados estejam acima da média.

Há mais de dois anos, inspirado em um filme sobre a 'maison' Christian Dior, sua obsessão pelos mapas o levou um dia a vestir com uma criação própria um manequim que existia na sala de sua casa, causando assombro em sua mãe.

Na época, ela trabalhava em uma revista associada à Semana da Moda de Praga. Em meados de 2016, Matej pôde ver suas criações em um desfile em um grande armazém de Praga, que vendeu suas peças e doou a renda para a fundação AutTalk, que ajuda crianças autistas.

Hoje em dia, a família Hosek tem uma pequena empresa que vende roupas, litografias, mochilas e xícaras com o desenhos de Matej.

"Usar o trabalho de Matej para ajudar outras crianças autistas é algo único", disse a fundadora da AutTalk, Katerina Sokolova. "Seu desenho é universal", afirma esta ex-miss República Tcheca 2007.

Embora várias redes tenham se interessado nos desenhos de Matej, ainda não têm a capacidade de produzir em grandes quantidades, explicou o pai do menino, Martin Hosek, que dirige a sociedade Maappi e busca desenvolver a empresa.

Enquanto isso, Matej desenho mapas para a empresa Run Czech, que organiza corridas no país. "Gostaria de ir a Londres para dar um passeio no metrô", disse, em meio a seus mapas.