Topo

Noruega testará prescrição de heroína gratuita para dependentes

Imagem ilustrativa mostra vício em drogas - Shutterstock
Imagem ilustrativa mostra vício em drogas Imagem: Shutterstock

10/08/2018 11h36

A Noruega, que registra uma das maiores taxas de overdoses letais na Europa, vai testar a prescrição de heroína de forma gratuita aos dependentes mais marginalizados, para melhorar suas condições de vida, anunciou o governo nesta sexta-feira.

O Departamento Norueguês de Saúde e Assuntos Sociais recebeu a missão de apresentar um projeto experimental que permita identificar os pacientes que poderiam ser beneficiados por este programa, refletir sobre a maneira de aplicação e calcular o custo.

Leia também:

"Esperamos que isto represente uma solução que permita dar (...) uma qualidade de vida melhor a alguns usuários que atualmente estão fora do nosso alcance e aqueles que os programas atuais não ajuda de modo suficiente", explicou o ministro da Saúde, Bente Høie, em sua página do Facebook.

A Noruega tem uma das taxas de mortalidade por overdose mais elevadas da Europa, com 81 vítimas fatais por um milhão de habitantes em 2015, atrás apenas de Estônia (132 por milhão) e Suécia (88), segundo o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência.

Adotado ou testado na Suíça, Holanda e Dinamarca, o uso medicinal da heroína é polêmico, mas os defensores da medida alegam que, além de melhorar a qualidade de vida e reduzir a mortalidade, permite reduzir a criminalidade.

Os primeiros tratamentos por injeção de heroína devem ser testados no país nórdico a partir de 2020, segundo o ministério da Saúde.

Até 400 pessoas podem ser beneficiadas pelo programa, segundo o jornal Aftenposten.