Por que a foto de Tamara Ecclestone amamentando filha gerou polêmica

A modelo Tamara Ecclestone - filha do chefe executivo da Fórmula 1, Bernie Ecclestone - foi alvo de críticas nas redes sociais após ter postado uma imagem amamentando sua filha, que tem quase três anos.

Nos comentários, a foto despertou um debate sobre por quanto tempo mães devem amamentar seus filhos e o quanto elas devem tornar isso público na internet.

A primeira foto divulgada por Ecclestone foi publicada no Instagram na quarta-feira com um "incentivo" às mães a pararem de "esconder" a amamentação.

"A amamentação é uma poderosa demonstração de amor e nutrição, mas virou normal escondê-la. Quero acabar com isso", escreveu a modelo ao postar a foto.

Alguns seguidores, porém, criticaram sua atitude, o que fez com que ela publicasse mais uma foto um dia depois com uma resposta.

"Me parece um sinal muito triste e surpreendente do fim dos tempos que, no mundo que vivemos, o simples ato de amamentar seu filho desperte tanto ódio em pessoas amargas."

Polêmica?

Algumas pessoas questionaram se era apropriado "promover" a amamentação de uma maneira tão "escancarada" e pública, especialmente quando envolve uma criança que já tem quase três anos de idade.

"As pessoas não deveriam ficar pintando imagens de crianças em mídias sociais para todo mundo vê-las", afirmou um usuário do Instagram, little_tiddlers.

Outro discordou da atitude de Ecclestone. "Para os bebês é lindo, mas para uma criança de dois anos é nojento".

No post que fez com mais uma foto amamentando sua filha em resposta aos críticos, a modelo escreveu um longo texto dizendo: "Eu apoio e empodero todas as mulheres e pessoalmente acredito que o ódio é pesado e faz mal para a alma."

Algumas mães defenderam as imagens - tiradas por Ivette Ivens, uma fotógrafa da Lituânia que é especializada em fotos de mulheres grávidas e mães cuidando de seus filhos.

Outros comentários endossaram a atitude da modelo. "Eu amamentei minha filha até os quatro anos. Nunca entendi por que as pessoas acham que isso é estranho", afirmou Leanne Caffyn.

"Eu amo isso. Eu só consegui amamentar meu bebê por um mês, porque não me sentia confortável de fazer isso em público, mesmo diante da minha família", comentou Helen Tomlinson.

As mulheres devem amamentar sempre?

Ecclestone disse que ficou "impressionada" com a opinião de algumas pessoas, que viram na sua foto uma forma de crítica a mães que amamentam apenas com mamadeiras.

"Eu nunca perguntaria a alguém quando ela iria parar de dar mamadeira para seu bebê", afirmou.

Mas Ellie Lee, diretora do Centro Universitário de Kent para Estudos Parentais, não ficou surpresa com o que ouviu.

"A amamentação se tornou algo moralizador e politizado", disse. "A discussão saiu do controle. No fundo, é só leite."

"E os pais nunca devem sentir que estão cometendo um erro amamentando ou usando a mamadeira. Às vezes a mãe tem dificuldades para dar de mamar ou o pai quer estar envolvido nisso também."

Por quanto tempo as mulheres devem amamentar?

Ecclestone contou que algumas pessoas ficaram irritadas com sua decisão de amamentar uma criança de dois anos. Mas quando as mulheres devem parar de amamentar?

Segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), mães devem amamentar os filhos pelos seis primeiros meses de vida pelo menos e idealmente até eles completarem dois anos de idade.

No Brasil, em média, mães amamentam seus filhos até 1 anos ou um pouco menos.

Amamentar em público ainda é um tabu?

Os críticos também acusaram Ecclestone de "tentar sensualizar a amamentação" dizendo que a foto que ela postou era "inapropriada".

A atitude ainda é considerada "tabu" em diversos lugares do mundo. No Brasil, alguns Estados garantem às mães o direito a amamentar em público por lei, mas não há uma legislação nacional a esse respeito.

Em alguns lugares, mães ouvem pedidos para cobrirem seus seios na hora da amamentação.

"A reação imediata ao post de Ecclestone é outro sinal de que a sociedade está falhando na missão de apoiar as mães que querem cuidar de seus filhos abertamente", afirmou Wendy Jones, autora do livro "Amamentação para Pais e Avós".

"A foto fala de um bebê sendo amado e cuidado por sua mãe."

Para Sue Ashmore, diretora da "Iniciativa Amiga do Bebê" da Unicef no Reino Unido, essas críticas fazem com que mulheres que querem amamentar seus filhos por mais tempo desistam disso.

"É uma combinação letal. Faz com que elas se sintam muito culpadas por isso."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos