Topo

As dez perguntas para fazer antes de iniciar um relacionamento amoroso

Shamaan Freeman-Powell - BBC News

28/07/2018 18h12

Em uma época em que basta deslizar o dedo para a direita na tela do celular para decidir se você gosta de alguém, fazer 10 perguntas "críticas" pode ajudar a economizar muito tempo.

Ou ao menos é isso o que recomendam Fiona Shackleton, uma advogada especializada em divórcios, e um grupo de acadêmicos da Universidade de Exeter, que colaboraram em um estudo que analisa as questões chave que os amantes em potencial devem fazer um para o outro antes de embarcar em uma relação séria.

Segundo a pesquisa, realizada entre casais "bem-sucedidos", advogadaos de família e mediadores, as relações duram mais quando se constroém sobre uma base de amizade, respeito, interesses compartilhadas e expectativas realistas.

Shakleton, que representou inúmeras estrelas, como Paul McCartney, diz que fazer as perguntas adequadas cedo pode salvar de futuras dores de cabeça.

"Mais de 50% das pessoas que me consultam sobre divórcio me dizem que se deram conta que eram basicamente incompatíveis com seus parceiros pouco antes ou nos primeiros momentos de seus casamentos", diz a advogada, que tem uma experiências de mais de 40 anos no tema.

Para Shackleton, as melhores relações a longo prazo têm lugar quando as duas pessoas têm ideias realistas sobre o que constitui uma relação feliz, definida por casamentos que testemunharam -como o de seus pais ou outros membros da família.

"Os bons amigos são os melhores amantes"

Os pesquisadores entrevistaram 43 casais que estiveram casados durante 10 anos, ou que se separaram durante esse período, e outros 10 casais que viveram juntos por pelo menos 15 anos.

O estudo recomenda fazer continuamente as seguintes 10 perguntas para construir a relação:

1. Somos compatíveis? Segundo a pesquisa, muitos dos casais "bem-sucedidos" começaram como amigos primeiro, com uma relação íntima desenvolvendo lentamente. Por isso, os especialistas acreditam que os casais devem se questionar se são compatíveis com base, principalmente, na amizade.

2. Temos uma forte base de amizade? Os especialistas dizem que uma amizade por trás ajudaram casais a superar alguns eventos negativos, como uma briga ou uma aventura amorosa. O estudo também chegou à conclusão que casais separados careciam de uma base sólida de amizade.

3. Queremos as mesmas coisas? Segundo o estudo, casais duradouros compartilham valores, esperanças, sonhos e expectativas do outro e da relação.

4. Nossas expectativas são realistas? Ao analisar as amostragens, os especialistas chegaram à conclusão que os casais "bem-sucedidos" tinham expectativas realistas sobre o casamento e as relações. Sabiam que não era simples e estavam dispostos a procurar ajuda profissional, trabalhando arduamente na relação.

5. Geralmente vemos o melhor um do outro? Os especialistas acreditam que a compaixão é chave e dizem que, apesar de tomar tempo criar um amor com compaixão, esses casais tendem a ver o melhor no outro e fazer concessões quando necessário.

6. Os dois trabalham para manter a relação vibrante? Os casais em relações duradouras mostraram que se ocupavam com o outro em rituais diários e pequenos atos de atenção, de uma maneira que era significativa para o outro.

7. Acreditamos que podemos discutir coisas e falar de problemas entre nós? É necessário ter tempo para falar do seu dia, de problemas de níveis mais profundos para ter uma relação bem-sucedida, já que a comunicação aberta fomenta a intimidade.

8. Estamos comprometidos a trabalhar na relação durante tempos difíceis? A capacidade do casal de adaptar-se às mudanças é essencial para ter uma relação duradoura. Quando os casais permanecem juntos durante períodos de adversidade, comumente falam de um fortalecimento da relação como resultado.

9. Vamos nos unir para superar as etapas que demandarem de nós? Os pesquisadores descobriram que a forma como as pessoas enfrentam as pressões da vida, como a perda de um ser querido, uma aventura amorosa, dificuldades financeiras ou a paternidade, especialmente quando o casal tem diferentes estilos de criação, é chave. Requer boas habilidades de relacionamento.

10. Cada um de nós tem pessoas de apoio ao redor? Todo mundo quer que nossa família e amigos gostem da pessoa com quem decidimos nos comprometer. Os especialistas chegaram à conclusão que redes de apoio familiares e amigos enriquecem a vida dos casais. As mulheres, em particular, obtiveram um apoio substancial de suas mães, irmãs e amigo/as.