Topo

Febre aftosa já fez 111 vítimas no Vietnã desde janeiro

Em Hanói

28/09/2011 09h52

O Vietnã já conta 111 vítimas fatais - em sua maioria crianças - e 57 mil afetados pela febre aftosa desde janeiro, comunicaram as autoridades sanitárias nesta quarta-feira.

O Ministério da Saúde indicou que registra dois mil novos casos por semana e que o índice de infestação aumentou com o início das aulas, pelo que as autoridades ordenaram o fechamento de várias creches.

"Espero que com esta medida o número de novos casos caia", afirmou Nguyen Van Muoi, responsável do centro de prevenção de Hau Giang, uma das províncias mais afetadas.

As províncias do sul sofreram 70% dos casos e 90% das mortes pela febre aftosa, que é especialmente letal para as crianças com menos de três anos.

A febre aftosa em humanos, para a qual não existe vacina nem tratamento específico, provoca febre, dores e aftas na boca e bolhas nas mãos e nos pés, embora os pacientes costumem recuperar-se após alguns dias de repouso.

No entanto, as crianças vietnamitas foram infectadas por uma cepa mais severa da doença, que pode provocar paralisia, meningite e inclusive a morte.

O vírus se propaga de forma fácil, quando uma pessoa infectada tosse ou espirra.