Topo

Pelo menos 40 pessoas perdem a visão após cirurgias de catarata na Índia

Em Nova Délhi

17/10/2011 15h01

Pelo menos 40 pessoas perderam a visão de um ou dos dois olhos por falta de higiene em cirurgias de catarata em um acampamento médico de uma região rural do centro da Índia, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

A "negligência médica" poderia ainda ter provocado a morte de uma mulher operada pela mesma causa, embora este caso ainda esteja sob investigação, afirmou D.V. Sharma, um alto funcionário do distrito de Durg.

As vítimas fazem parte de um grupo de mais de 300 pessoas que foi no final de setembro a um acampamento instalado pelas autoridades de saúde da localidade de Balod, no estado de Chhattisgarh, para se tratar de catarata.

Logo após a cirurgia, muitas pessoas começaram a notar uma forte congestão, supurações e falta de visão no olho operado - normalmente se opera um olho por vez -, o que as levou a procurar os hospitais da região.

A chefe da administração de Durg, Reena Kangale, disse ao jornal "Indian Express" que diversos pacientes denunciaram a situação imediatamente, mas esclareceu que até semana passada sua equipe não havia sido informada dos casos.

As autoridades de saúde de Chhattisgarh começaram a registrar as denúncias e encaminharam as vítimas para revisões nos principais hospitais da região, onde foi descoberto que as cirurgias tinham sido feitas sem as mínimas condições de higiene. Em alguns casos, a infecção do olho operado se estendeu para o outro, e os pacientes perderam a visão totalmente.

Milhares de pessoas são operadas anualmente na Índia em acampamentos médicos, e nos últimos anos foram denunciados diversos casos de negligência que provocaram a perda de visão de alguns pacientes.

Em 2009, mais de 20 de pessoas sofreram infecções após serem operadas no estado de Uttar Pradesh e pelo menos cinco perderam a visão por causa das sequelas provocadas por erro médico.