Topo

Estrelas da música britânica se unem para apoiar doentes com demência

Em Londres

08/05/2014 09h55

Estrelas britânicas do mundo da música como Chris Martin, vocalista da banda Coldplay, e as cantoras Lily Allen e Alesha Dixon se uniram em uma campanha de apoio a famílias, cuidadores e doentes com demência.

Um grupo de famosos britânicos, entre eles outros rostos conhecidos do mundo do esporte, do cinema e da televisão protagonizam um anúncio de televisão no qual pedem ao espectador tornar-se "amigo da demência".

Sob este lema, que dá título à campanha da Associação Britânica de Alzheimer, pretendem impulsionar o voluntariado, a educação e o apoio para o crescente número de pessoas diagnosticadas com doenças mentais.

A iniciativa está motivada por um estudo que revela que uma em cada dez pessoas que cuidam de pacientes com demência se vê obrigada a abandonar seu emprego por essas responsabilidades, enquanto 12% têm que reajustar seus horários no escritório.

Segundo o relatório elaborado pelo Centro de Pesquisa em Economia e Negócios a pedido da Associação de Alzheimer, isto faz com que as empresas britânicas percam quase 2 bilhões de euros a cada ano.

No anúncio, os cantores aparecem acompanhados pelo jogador do Everton, Leighton Baines, o ator Ray Winstone e o apresentador e comediante Paul O'Grady, entre outros, interpretando a canção dos Beatles "With a Little Help From My Friends" ("Com uma pequena ajuda dos meus amigos").

Os voluntários que se inscrevam no projeto como "amigos da demência" assistirão a três sessões gratuitas para aprender como detectar os sinais desta doença e oferecer apoio aos pacientes.

O ministro da Saúde britânico, Jeremy Hunt, opinou que "a demência não só é um problema de saúde, mas ataca o tecido da sociedade e pode representar uma importante perda nas famílias e amigos dos que se veem afetados".