Topo

Parlamento da Nova Zelândia legaliza uso medicinal da maconha

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Em Sydney, na Austrália

11/12/2018 09h57

O parlamento da Nova Zelândia aprovou nesta terça-feira uma lei que permite o uso medicinal da maconha, que poderá ser adquirida no país com uma receita médica pelos pacientes que sofrem de dores crônicas.

A emenda à Lei de Abuso de Drogas elimina a definição do cannabidiol como droga controlada e a transforma em um remédio sob prescrição.

Assim, será permitido que as empresas produtoras de maconha medicinal possam produzir e comercializar seus produtos tanto para o mercado local como o internacional.

"As regulações, normas para as licenças e os padrões de qualidade serão determinados com o conselho de especialistas durante o ano da entrada em vigor da lei", explicou em comunicado o ministro da Saúde, David Clark.

A legalização do uso medicinal da maconha na Nova Zelândia é a segunda em um país da Oceania depois que o estado de Victoria, no sudeste da Austrália, a aprovou em 2016.

As pesquisas, entre elas os resultados publicados em 2015 no "Journal of the American Medical Association", mostram que a maconha tem efeitos positivos durante o tratamento da dor crônica.

No entanto, existem dúvidas sobre os efeitos secundários e a questão de sua eficácia continua sendo um tema polêmico em nível mundial.