Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus foi detectado em vários lugares durante outono de 2019, diz China

Equipe da OMS está na China desde a última quinta-feira para apurar a origem do coronavírus  - Nicolas ASfouri/AFP
Equipe da OMS está na China desde a última quinta-feira para apurar a origem do coronavírus Imagem: Nicolas ASfouri/AFP

19/01/2021 15h20

A China confirmou nesta hoje a informação de que o novo coronavírus foi encontrado em muitos lugares durante o outono do hemisfério norte de 2019 e enfatizou que rastrear a origem do SARS-CoV-2 é "uma questão científica muito séria" que deve ser baseada na ciência e na realidade.

Em sua entrevista coletiva diária, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, afirmou que houve relatos da Austrália, Itália e "muitos outros países" de que o coronavírus "foi encontrado em vários locais no outono de 2019 e que o período de tempo do primeiro surto está sendo constantemente atualizado".

Hua fez essas declarações em resposta a uma pergunta sobre notícias da mídia oficial chinesa, indicando que o vírus pode ter se originado em outro país e não na China.

Ela também observou que a mídia britânica relatou uma nova variante do coronavírus no Reino Unido em setembro do ano passado, "embora o governo não tenha feito nenhum anúncio oficial até dezembro".

Questionada se a posição oficial do governo chinês é que o vírus não começou no país, Hua disse que isso é "chegar a uma conclusão louca".

"Como já deixamos claro várias vezes, a posição oficial do governo chinês é que rastrear a origem é uma questão científica muito séria. Devemos contar com cientistas e especialistas médicos para chegar a uma conclusão baseada na ciência e nos fatos", enfatizou.

Hua lamentou o que chamou de "uma terrível injustiça da 'BBC' e de alguns outros meios de comunicação ocidentais em questões relativas à China".

"Por que existem tantas teorias de conspiração contra a China se é uma questão científica e especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda estão conduzindo suas pesquisas?", disse ela.

A equipe da OMS está em Wuhan desde a última quinta-feira, onde realizou a quarentena obrigatória de 14 dias em local designado até 28 de janeiro.