Topo

Em 2012, 33 mulheres foram internadas por dia em SP por mioma

em São Paulo

13/06/2013 19h26

Uma média de 33 mulheres foi internada por dia em 2012 no Estado de São Paulo por causa de mioma. Uma pesquisa divulgada esta semana pela Secretaria Estadual de Saúde mostrou que, só em 2012, 12 mil internações por causa de mioma aconteceram em São Paulo. De acordo com a secretaria, oito em cada dez mulheres internadas por causa da doença tinham entre 20 e 49 anos.

“O mioma, antigamente chamado de fibroma uterino, é uma neoplasia benigna, assim como a verruga. É uma alteração que acontece por uma degeneração e, nesse sentido, não está diretamente relacionada à idade: pode acontecer em pessoas jovens. Mas é uma doença benigna, com característica familiar importante (geralmente é hereditário)”, afirmou o diretor médico do Centro de Referência da Saúde da Mulher do Hospital Pérola Byington, André Luiz Malavasi.

Conforme Malavasi, de 30% a 40% das mulheres terão mioma ao longo da vida. Segundo ele, por ser comum, os médicos hoje o consideram uma doença só quando o mioma tem sintomas - o que não ocorre em todos os casos. “Aquela mulher que tem mioma mas não sente nada e às vezes nem sabe que não tem mioma, não é considerado doença, mas uma alteração degenerativa normal na mulher”, declarou à Agência Brasil.