Topo

Sem salários, funcionários do Rio Imagem paralisam atendimento

Fábio Grellet

No Rio

26/01/2016 11h02

Pacientes que procuraram o Rio Imagem (Centro Estadual de Diagnóstico por Imagem), unidade de saúde mantida pelo governo do Rio de Janeiro, ficaram sem atendimento nesta segunda-feira (25), desde o meio-dia. Funcionários que ainda não receberam os salários de dezembro e janeiro nem o 13º iniciaram uma paralisação.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a unidade é administrada pela empresa Prol, contratada pelo Estado do Rio. A pasta afirmou que, em 18 de janeiro, pagou à Prol R$ 5 milhões, correspondentes a dois meses de contrato. A pasta não informou desde quando devia esse valor à empresa nem se ainda tem alguma pendência com a Prol.

"Caso a empresa não efetue o pagamento dos funcionários e retome os serviços em 24 horas, a Secretaria de Estado de Saúde irá rescindir o contrato", afirmou a pasta, em nota. Os funcionários da Prol, que prestam serviços também ao Detran-RJ (Departamento Estadual de Trânsito do Rio) e às Delegacias Legais, projeto da Polícia Civil, fizeram uma passeata desde a avenida Presidente Vargas, no centro, até o Palácio Guanabara, em Laranjeiras (zona sul). O ato terminou por volta das 17h, sem registro de incidentes.

Rio Imagem

Inaugurado em novembro de 2011, o Rio Imagem oferece, gratuitamente, para pacientes referenciados por unidades da rede pública de saúde os exames de ressonância magnética, mamografia, tomografia computadorizada, doppler vascular, ultrassonografia, ecocardiografia e radiografia.