Topo

USP quer cancelar aposentadoria de criador da 'pílula do câncer'

Gilberto Chierice é alvo de sindicância na USP - Omar Freitas/Folhapress
Gilberto Chierice é alvo de sindicância na USP Imagem: Omar Freitas/Folhapress

12/07/2016 15h29

Uma sindicância foi aberta pela Universidade de São Paulo (USP) com objetivo de investigar as atividades do pesquisador Gilberto Chierice. Criador da fosfoetanolamina sintética, chamada de "pílula do câncer", o professor aposentado corre o risco de ter a aposentadoria cassada se ficar comprovado que usou as dependências da universidade irregularmente para desenvolver e distribuir a substância.

A USP alega ainda que teve a imagem manchada e diz apurar "eventual infração funcional referente à confecção e à distribuição da substância". O advogado do pesquisador, Fábio Soares, nega a acusação e afirma que a instituição sempre soube que a fosfoetanolamina era produzida no local.

A fórmula foi criada nos laboratórios do Instituto de Química da USP de São Carlos, no interior de São Paulo. A sindicância foi aberta por determinação do reitor da universidade, Marco Antonio Zago. No entanto, como corre em segredo, o processo não teve detalhes divulgados.

A fosfoetanolamina tem sido motivo de grande polêmica porque supostamente combateria tumores cancerígenos e chegou a ser usada por muitas pessoas. Porém, nenhum dos testes científicos feitos até o momento comprovou sua eficácia. Por isso, a pílula não pode ser considerada um medicamento.

Arquivado

A USP também denunciou Chierice, em março deste ano, à Polícia Civil. Porém, a Delegacia Seccional de São Carlos concluiu que não há evidências de crime nas atividades do pesquisador.