Topo

Estudo revela mar com restos de cocaína em Santos

24/11/2017 09h36

Santos - O mar da baía de Santos, no litoral paulista, está contaminado por resíduos de remédios e de cocaína. Esses elementos já afetam a vida marinha e podem prejudicar a saúde da população, alerta estudo das Universidades Santa Cecília (Unisanta) e da Federal de São Paulo (Unifesp).

A pesquisa, coordenada pelo professor Camilo Pereira, avaliou a água em uma área de navegação, onde há uma saída da rede de esgoto tratado pela Companhia Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

A primeira coleta foi feita no carnaval de 2014. "A meta era achar fármacos na água. De fato, identificamos ibuprofeno, paracetamol e diclofenaco, mas também surgiu cocaína, que não era objetivo do estudo", diz Pereira.

Após a droga surgir em concentrações mais altas do que em outras regiões costeiras, os cientistas passaram a monitorar seis pontos entre 2016 e este ano. "Encontramos a droga pura e o metabólico da cocaína, produzido pelo fígado do usuário, dispensado na urina, que chega à rede de esgoto." Para a droga pura que vai ao esgoto, a hipótese é de perda no transporte ou na produção de crack.

"Encontramos até 500 nanogramas de cocaína por litro no carnaval de 2014. Em outras épocas, as concentrações foram menores, de 250 nanogramas por litro. O pico no carnaval era esperado, porque há aumento de população e pelo evento, que leva ao maior uso de álcool e de psicotrópicos", explicou Pereira.

As estações de esgoto convencionais, diz o estudo, não são capazes de retirar essas substâncias. O descarte inadequado de remédios, jogados no vaso sanitário e na pia, também contribui para a contaminação.

Os cientistas ainda apontam para riscos ambientais. A nova etapa do estudo vai avaliar os animais marinhos da baía de Santos, principalmente os comestíveis, e os impactos dessas substâncias na saúde da fauna e da população que a consome.

Tratamento

A Sabesp disse, em nota, que "fármacos e entorpecentes não são removidos no tratamento de esgoto nem em cidades como Londres e Nova York". Afirmou ainda que segue as regras de saneamento e a qualidade da água do mar é influenciada por outros fatores, como lixo jogado na rua e levado à praia pela chuva. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Luiz Alexandre Souza Ventura, especial para a AE