Topo

Tratamento mais curto contra tuberculose pode ser tão eficaz quanto o tradicional

Do The New York Times

30/12/2011 13h56

O tratamento padrão para infecção latente de tuberculose - ou seja, infecção sem sintomas - consiste em doses diárias do antibiótico isoniazida, durante nove meses. O tratamento é eficaz. Porém, somente 60% dos pacientes o realizam por completo.

Agora, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças descobriram que um tratamento com 12 doses semanais de isoniazida juntamente com rifapentina, outro antibiótico, tem a mesma eficácia, desde que a administração do medicamento seja supervisionada por profissionais de saúde.

A recomendação, baseada nos resultados de três estudos clínicos aleatórios, aparece na edição do dia 9 de dezembro do relatório semanal sobre morbidade e mortalidade da agência. O tratamento destina-se a pacientes com idade acima de 12 anos que, de outra forma, seriam saudáveis. As crianças com menos de 12 anos podem ser colocadas em programas de três meses nas situações em que há poucas chances de o tratamento ser concluído em nove meses ou quando a doença é considerada um grande perigo - por exemplo, a contaminação recente de uma criança em fase pré-escolar.

Há 11,2 milhões de americanos com infecção latente de tuberculose, de acordo com Kenneth G. Castro, diretor da divisão de tuberculose do CDC.

"Dentre esses 11 milhões, nós visamos as pessoas sob maior risco", que incluem aquelas de países nos quais a tuberculose é mais comum, as pessoas com diabetes e as que tomam remédios que inibem o sistema imunológico.

"Caso possua uma dessas condições subjacentes", afirmou Castro "você deve fazer o teste e, se o resultado for positivo, considerar realizar o tratamento sob a supervisão de um médico".