Ronco infantil pode indicar problemas de saúde, aponta especialista
Nem sempre percebido pelos pais, o ronco infantil é extremamente comum e pode indicar uma série de problemas. Mais do que um eventual incômodo para quem está por perto, o ronco pode representar perda na qualidade do sono e aumento nos níveis de estresse da criança.
O ronco está presente em crianças principalmente de 2 a 9 anos que sofrem de obstrução das vias aéreas por motivos como alergias, infecções respiratórias prolongadas ou até mesmo pelo uso excessivo de chupetas. Com a obstrução, a criança passa a fazer, ao dormir, a respiração bucal, o que ocasiona o ronco e algumas vezes provoca até mesmo a suspensão da respiração (apneia).
De acordo com a pediatra do Hospital das Clínicas da FMUSP, Filumena Gomes, as crianças alérgicas a poeira, por exemplo, podem sofrer alguma obstrução por conta do aumento dos tecidos internos do nariz. Nesse caso, o ronco passa a ser crônico.
Outro problema que passa despercebido pelos pais e pode causar ronco nas crianças é o uso excessivo de bicos. Chupetas, mamadeiras e até mesmo o dedo levado à boca em crianças com mais de um ano podem trazer problemas sérios. A arcada bucal pode ser alterada, tanto na estrutura óssea e dentária quanto na musculatura e na postura da língua. Por isso, os pais devem ficar atentos se seus filhos roncam. Caso isso ocorra constantemente, é preciso procurar o pediatra, para evitar que o problema se agrave.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.