PUBLICIDADE
Topo

Cuba apresenta vacina contra câncer de próstata

Ansa

De Havana

25/09/2012 18h21

A farmacêutica estatal cubana Labiofam apresentou nesta terça-feira (25), durante congresso na capital Havana, seus novos produtos contra o câncer, entre eles uma vacina e um medicamento terapêutico.

De acordo com a empresa, que tem cerca de 30 vacinas virais e bacterianas entre seus produtos, a nova vacina teria sido testada com sucesso em pacientes com câncer de próstata. Além disso, a Labiofam anunciou o lançamento de um produto anticancerígeno, a base do veneno de um escorpião cubano.

Segundo a Labiofam, a vacina contra o câncer de próstata, batizada de Heber Provac, teria sido capaz de melhorar o estado de 56 pacientes ainda não submetidos à radioterapia ou quimioterapia, em dois hospitais de Cuba. O medicamento tem como objetivo tratar carcinomas de estágios três e quatro. A estatal espera que no futuro a vacina substitua os tratamentos tradicionais em todo o mundo.

O outro produto, obtido através do veneno do escorpião azul e comercializado como Vidatox, teria propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e anticancerosa.

Segundo os resultados apresentados no congresso, o medicamento melhorou a qualidade de vida de 65 mil pacientes com câncer. "Ao contrário de qualquer outro, o Vidatox atravessa a barreira hemo-encefálica", ressaltou o presidente da Labiofam, José Antonio Fraga Castro.