Topo

Comissão Europeia autoriza primeiro medicamento para reduzir consumo de álcool em dependentes

Um estudo clínico com 2.000 pacientes mostrou que o consumo de álcool reduziu em 60% dos pacientes após seis meses de tratamento com a droga - Wikimedia Commons
Um estudo clínico com 2.000 pacientes mostrou que o consumo de álcool reduziu em 60% dos pacientes após seis meses de tratamento com a droga Imagem: Wikimedia Commons

Do UOL, em São Paulo

01/03/2013 12h28

A Comissão Europeia confirmou, segundo o jornal El País, a autorização concedida em dezembro pela Agência Europeia de Medicamentos para o remédio nalmefene, o primeiro medicamento para reduzir o consumo de álcool em pacientes dependentes da substância.

Segundo a empresa, o medicamento, também chamado de Selincro, "oferece uma nova abordagem terapêutica para o tratamento de adultos alcoólatras que apresentam riscos pelo elevado consumo de álcool".

Um estudo clínico com 2.000 pacientes mostrou que "o consumo de álcool reduziu em 60% dos pacientes após seis meses de tratamento" e 40% no final do primeiro mês.

Enquanto a conclusão das negociações sobre preços não é finalizada, a farmacêutica Lundbeck espera que o medicamento esteja no mercado ainda em 2013.

Anders Gersel Pedersen, vice-presidente executivo e chefe de pesquisa e desenvolvimento da Lundbeck, explica que o remédio age sobre os circuitos de recompensa do cérebro, que é mal regulamentado em pacientes com dependência de álcool. Portanto, a droga "reduz o desejo de beber álcool", explica ao El País.

O paciente deve tomar um comprimido do medicamento quando sentir que corre o risco de beber.

(Com El País)