Topo

Visualizador de veias ajuda a evitar hematomas na coleta de sangue

O dispositivo é especialmente útil para pessoas cujo acesso venoso é difícil, como idosos e crianças - Divulgação
O dispositivo é especialmente útil para pessoas cujo acesso venoso é difícil, como idosos e crianças Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo

03/03/2013 07h00Atualizada em 05/03/2013 13h04

Um aparelho portátil que ajuda na visualização das veias promete facilitar a coleta de sangue e a administração de medicamentos, diminuindo risco de causar hematomas.

Chamado de AccuVein, o dispositivo é especialmente útil para pessoas cujo acesso venoso é difícil, como idosos, bebês e pacientes em tratamento quimioterápico.

“Realizar este tipo de procedimento pode ser desafiador até mesmo aos profissionais mais experientes”, comenta Patricia Romano, gerente de marketing clínico da Becton, Dickinson & Company (BD), fabricante do dispositivo.

“Quanto pior a visualização, maior a chance de um vaso se romper durante a coleta e gerar hematomas”, explica Regina Biasoli, coordenadora de análises clínicas do Alta Excelência Diagnóstica. O laboratório é um dos poucos a contar com o aparelho quando há dificuldade de acesso venoso.

“A aceitação tem sido ótima – o paciente vê que o profissional está empenhado em fazer a coleta da melhor maneira possível”, diz Biasoli.

O AccuVein visualiza veias com até 7 milímetros de profundidade. O aparelho pesa apenas 280 gramas, e não precisa ser esterilizado, já que não tem contato com o paciente.