Topo

"Seu preconceito não me representa", diz campanha pelo exame de toque

Do UOL

Em São Paulo

02/05/2013 17h50

Nesta quinta-feira (2), o Instituto Lado a Lado pela Vida promoveu uma ação em São Paulo, na Praça da Sé, para chamar a atenção da população sobre o preconceito da realização do exame preventivo de uma das doenças que mais acometem a população masculina: o câncer de próstata, que afeta mais de 60 mil homens todos os anos no Brasil.

Uma das razões da incidência ser tão alta no país é atribuída ao preconceito em relação ao exame de toque, fundamental para a detecção da doença. Para ajudar a minimizar a resistência, o instituto quis envolver a população no movimento de conscientização “#seu preconceito não me representa”, aproveitando um jargão em voga em protestos como os contra o pastor Marco Feliciano.

Um hot site exclusivo para a ação (www.umtoqueumdrible.com.br/naomerepresenta) reúne centenas de fotos de pessoas do Brasil e do mundo que apoiam e compartilham a iniciativa. Um dos destaques é o aplicativo que permite que os internautas se fotografem com a webcam, tendo sua imagem vinculada à campanha e divulgada no hot site e mídias sociais.

Durante a ação na Praça da Sé, homens e mulheres foram convidados a tirar fotos segurando uma placa estampada com a frase.