Topo

Exposição no Incor conta história da Lei Antifumo paulista

Do UOL

Em São Paulo

29/05/2013 10h55

O Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligados à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, realiza até o dia 30 de junho uma exposição dividida em três blocos temáticos: “A Verdade sobre o Cigarro”; “20 Anos de Comemoração do Dia Mundial sem Tabaco”; e “Ambientes Saudáveis e Livres do Tabaco”.

A mostra foi organizada pelas áreas de Cardiologia e de Pneumologia do Programa de Tratamento do Tabagismo do Instituto e a Vigilância Sanitária Estadual. A exposição, que está instalada no andar térreo do hospital, é aberta ao público e vai mostrar, por meio de várias fotos, a história da Lei Antifumo, os benefícios que a medida trouxe aos não fumantes, entre outros dados referentes ao tema, como, por exemplo, as estratégias de propaganda da indústria para aumentar seu consumo.

Outro destaque da exposição é a pesquisa em parceria Incor-Vigilância Sanitária que avalia positivamente o impacto da lei sobre a qualidade do ar em ambientes fechados em São Paulo.

A Lei Antifumo, em três anos e dez meses de vigência, conta com 99,7% de adesão. Entre os estabelecimentos vistoriados, apenas três foram interditados. Um levantamento da Secretaria apontou que desde agosto de 2009, foram realizadas 913,7 mil inspeções e 2.275 multas foram aplicadas. O objetivo principal da legislação é combater o tabagismo passivo, terceira causa de morte evitável segundo a OMS, assegurando ambientes saudáveis e livres do tabaco.

Pesquisa feita em abril pelo Datafolha na cidade de São Paulo, mostra que 98% dos não fumantes consideram que os locais públicos fechados ficaram mais agradáveis após a implantação da Lei Antifumo e 71% dos fumantes sentem-se beneficiados com a medida paulista. Além disso, cerca de 93% dos não fumantes e 75% dos fumantes consideram importante a implementação de uma lei  antifumo nacional.

Vale lembrar que as fiscalizações são ininterruptas, realizadas diariamente pela Vigilância Sanitária Estadual, Procon-SP e mais 4.000 agentes de vigilâncias sanitárias municipais. A população também pode ajudar a fiscalização, fazendo denúncias pelo 0800 771 3541 ou pelo portal www.leiantifumo.sp.gov.br.

O Instituto do Coração (Incor) – HCFMUSP fica localizado na Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44, bairro Cerqueira César, zona oeste da capital. A exposição ocorre até o dia 30 de junho, das 8  às 22 horas.