Topo

Mulher que fez cirurgia bariátrica tem maior risco de ter bebê prematuro

The New York Times

23/11/2013 07h00

Um estudo extenso recente demonstrou que as mulheres que realizaram cirurgia bariátrica estão mais propensas a dar à luz bebês prematuros e com peso baixo ao nascer. Os autores do estudo analisaram aproximadamente 15 mil nascimentos que ocorreram na Suécia de 1992 a 2009, incluindo cerca de 2.500 partos de gestantes que tinham realizado a cirurgia de redução gástrica. As mulheres deram à luz em geral aproximadamente 5 anos após a cirurgia.

Após considerar a idade e o tabagismo, além de outros fatores que pudessem causar complicações na gestação, os pesquisadores descobriram que 10% dos recém-nascidos de mães que tinham realizado a cirurgia bariátrica eram prematuros, em comparação com 6% do outro grupo.

Um padrão semelhante foi descoberto nos nascidos com baixo peso. Entre os recém-nascidos das gestantes que realizaram a cirurgia, 5% eram pequenos para a idade gestacional em comparação com 3% do outro grupo.

Os pesquisadores cogitaram a possibilidade de essa tendência ser impulsionada pela deficiência de vitaminas e minerais que ocorre após a cirurgia bariátrica, que pode afetar o desenvolvimento fetal e placentário. O estudo foi publicado online no periódico médico BMJ.

As gestantes que realizaram a cirurgia de redução de estômago foram beneficiadas pela probabilidade menor de dar à luz recém-nascidos grandes demais. Os pesquisadores observaram que o desenvolvimento exagerado do feto está estreitamente relacionado à obesidade e é muitas vezes induzido por níveis altos de glicose no sangue e resistência à insulina, condições que melhoram após a cirurgia.