Topo

Médico alemão salva paciente com ajuda do seriado "House"

Em episódio do seriado "House", o médico interpretado por Hugh Laurie salva paciente intoxicado pela substância liberada por uma prótese com defeito - Divulgação
Em episódio do seriado "House", o médico interpretado por Hugh Laurie salva paciente intoxicado pela substância liberada por uma prótese com defeito Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo

07/02/2014 16h47Atualizada em 07/02/2014 17h36

Um relato de caso publicado na edição desta sexta-feira (7) da "The Lancet", uma das mais importantes revistas médicas do mundo, mostra como o seriado "House" ajudou um médico alemão a diagnosticar um caso de intoxicação por cobalto. 

Um homem com insuficiência cardíaca grave foi levado ao hospital da Universidade Marburg, na Alemanha, em novembro de 2012. Inicialmente, os médicos suspeitaram que se tratasse de um problema nas artérias. Mas, ao analisar os sintomas, o cardiologista e professor Juergen Schaefer logo se lembrou de um episódio do seriado em que Dr. House, interpretado por Hugh Laurie, desvendava um caso parecido.

Assim como no episódio, a causa dos sintomas do paciente era uma intoxicação por cobalto, material desprendido por uma prótese de quadril danificada. O paciente atendido pelo cardiologista alemão havia trocado sua prótese de cerâmica pela de metal dois anos antes do ocorrido. Exames de sangue específicos e uma radiografia confirmaram o diagnóstico. 

Com a descoberta, a equipe do médico retirou a prótese e confirmou que ela estava danificada. Logo após a cirurgia o paciente melhorou. 

De acordo com Schaefer, a intoxicação por cobalto ficou conhecida por causar cardiomiopatia após estudos com trabalhadores da indústria de metais. Casos do problema em pacientes com próteses ortopédicas defeituosas também já foram publicados. 

Diretor de um centro para investigação de doenças sem diagnóstico da universidade, o professor hoje costuma usar episódios de "House" em palestras sobre doenças raras e já foi até chamado de "Dr. House alemão".