Topo

Britânica de 40 anos ouve sons pela primeira vez após receber implante

Do UOL

Em São Paulo

2014-03-28T15:32:45

28/03/2014 15h32

Um vídeo que mostra o momento em que uma britânica de 40 anos ouve sons pela primeira vez ganhou enorme repercussão no YouTube e nas redes sociais esta semana. Joanne Milne, de Gateshead, na Inglaterra, nasceu surda devido à síndrome de Usher, e ganhou o sentido da audição graças a um implante coclear, também chamado "ouvido biônico", uma tecnologia que tem revolucionado a vida de mais de 100 mil pessoas em todo o mundo.

A síndrome de Usher é uma doença genética que provoca surdez e cegueira. Em certos pacientes, a perda é tão profunda que os aparelhos auditivos não ajudam. O implante coclear é um aparelho eletrônico computadorizado que substitui o ouvido de pessoas com surdez total ou quase total.

A cóclea é o órgão que recebe os sons, transformando-os em sinais elétricos e conduzindo-os ao sistema nervoso central. O dispositivo implantado passa a captar e decodificar o som e o envia para a cóclea através de um eletrodo colocado cirurgicamente próximo ao nervo auditivo. Ou seja: o ouvido biônico funciona como um atalho para quem sofre de surdez profunda. 

Para pacientes que não têm a cóclea ou o nervo auditivo intactos, a opção é o chamado implante de tronco cerebral, uma técnica que foi desenvolvida em 1979. 

Desde que o implante começou a ser utilizado, vídeos que mostram a reação dos pacientes ao ouvir os primeiros sons têm encantado os internautas, como este vídeo postado por um amigo de Milne. Nele, uma enfermeira recita os dias da semana e, depois, os meses do ano para testar o aparelho. Joanne não consegue conter as lágrimas. Segundo a edição online do "Daily Mail", a britânica disse que foi a experiência mais emocionante de sua vida. 

Mais Ciência e Saúde