Topo

Mulheres ficam menos espertas durante o período menstrual, diz estudo

De acordo com o experimento, a cólica menstrual prejudica o desempenho das mulheres em testes - Thinkstock
De acordo com o experimento, a cólica menstrual prejudica o desempenho das mulheres em testes Imagem: Thinkstock

Do UOL

Em São Paulo

14/04/2014 13h36

Para as mulheres que sofrem com dores no período menstrual, pode não ser novidade: um estudo britânico comprova que as cólicas menstruais fazem com que as mulheres fiquem menos espertas quando estão “naqueles dias”.

Cientistas da Universidade de Bath descobriram que, durante a menstruação, o desempenho cognitivo das mulheres piora, assim como o tempo de atenção.

Segundo o autor principal do trabalho, Ed Keogh, do departamento de psicologia da universidade, a dor é uma experiência extremamente comum e pode ter um efeito devastador sobre o cotidiano das pessoas.

A pesquisa mostra que, no caso das mulheres com cólicas menstruais, o desconforto vai além da experiência sensorial, afetando a capacidade de realizar tarefas diárias.

O estudo contou com 52 mulheres adultas com cólicas menstruais, que cumpriram tarefas em um computador. Foram analisadas a capacidade de execução, de concentração e a mudança de atenção entre cada cada tarefa.

Os pesquisadores descobriram que a dor reduz o desempenho global dessas mulheres.

Estima-se que a chamada dismenorreia, ou cólica menstrual, afeta mais de 40% das mulheres. Os sintomas incluem dor e náusea e é relatado como grave em 15% dos casos. 

(Com Daily  Mail)