Topo

Suplemento melhora o desempenho sexual? Jairo Bouer responde

Do UOL, em São Paulo

08/05/2014 06h00

Existe algum suplemento natural capaz de aumentar o desempenho sexual sem efeitos colaterais? A pergunta, enviada por um internauta do UOL, é respondida pelo médico Jairo Bouer na edição do @saúde desta semana.

Segundo Jairo, é preciso ter cuidado, pois há uma grande chance que esses suplementos funcionam com efeito placebo. "Do ponto de vista científico, existem poucas substâncias, alimentos e suplementos que aumentam a testosterona e causam impacto no desejo sexual", orienta.

Outro internauta pergunta se existe algum procedimento cirúrgico ou medicinal para ter mais controle da ejaculação. Jairo explica que não existem muitos recursos médicos para isso, já que SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) não recomenda cirurgia para este caso. "Existem alguns medicamentos que tem como efeito colateral retardar a ejaculação, que são os antidepressivos. Mas eles só são indicados em casos mais extremos", afirma.

Jairo avalia que o melhor método para resolver a situação é a terapia para controlar a ansiedade, entender o que está acontecendo e controlar melhor todas as questões.

A terceira pergunta é sobre tamanho do pênis. A pessoa que enviou a dúvida conta que o órgão é de tamanho médio, mas quando está flácido, diminui de tamanho e "fica escondido". "Existem homens que passam por isso, mas do ponto de vista médico não existem muitas alternativas para que o pênis fique maior quando não está ereto. Intervenções cirúrgicas só são recomendadas para homens com micropênis", explica.

Assista também aos demais programas no UOL Saúde. E se você tem alguma pergunta sobre saúde, sexo ou comportamento, envie para drjairobouer@uol.com.br. Algumas questões serão selecionadas e respondidas nos futuros vídeos.